Ouça no Meio-Dia: Porto Alegre sede de evento mundial de inovação e outras notícias desta quarta-feira

Você pode ouvir o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

Porto Alegre suspendeu a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca nesta quarta-feira. O motivo é a falta de doses em todos os locais de vacinação. A Prefeitura da Capital afirma que aguarda distribuição de um lote recebido pela Secretaria Estadual da Saúde para retomar a aplicação do imunizante. Ainda não há informação de quantas doses serão distribuídas para Porto Alegre.

E a Capital gaúcha será, no ano em que completa 250 anos, sede de uma das maiores feiras de negócios e inovação do mundo, o South Summit. Será a primeira edição sul-americana do encontro. O anúncio foi feito hoje, em Madri, na Espanha, onde o Governador Eduardo Leite e o Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, participam  da edição deste ano do evento. A organização da feira justificou a escolha de Porto Alegre, afirmando que a Capital gaúcha possui um ecossistema de inovação que conta com grandes parques tecnológicos e mais de mil startups.

Um ataque a tiros causou a morte de um homem e deixou seis pessoas feridas em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. O tiroteio ocorreu durante a realização de uma festa de aniversário na madrugada desta quarta-feira. Uma menina de 7 anos ficou ferida e está internada em estado grave no HPS de Porto Alegre. Três homens, que seriam os autores do ataque a tiros, foram presos pela Brigada Militar, no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A principal hipótese para a tentativa de homicídio é relação com o tráfico de drogas.

O jogador de futebol William Ribeiro, preso por tentativa de homicídio após agredir o árbitro Rodrigo Crivellaro em uma partida da Série A2 do Campeonato Gaúcho, foi solto no início da noite de terça-feira. Na decisão, a juíza Cristina Margarete Junqueira afirmou que o caso “não demanda prisão preventiva por se tratar de medida de exceção e não antecipação de pena”. Além disso, a juíza disse, “que o acusado é réu primário, com domicílio certo e nada demonstra que solto prejudicará a instrução processual”. O árbitro Rodrigo Crivellaro teve alta do hospital na manhã de ontem. Na saída, ele agradeceu o apoio de amigos, familiares e conhecidos e afirmou ainda não ter visto as imagens da agressão até aquele momento.

A chuva volta ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia prevê temporais, com queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. O alerta é válido para as regiões Noroeste, Norte, Serra e Litoral Norte. Após uma manhã fria, as temperaturas ficam amenas no Estado ao longo do dia. Máximas de 23 graus em Canoas, de 22 em Caxias do Sul e Pelotas, e de 21 em Porto Alegre.