Ouça no Meio-Dia: o investimento bilionário na educação anunciado pelo governo do RS

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Na véspera do dia dos professores, o governo do Estado lançou ontem o Projeto Avançar na Educação. Será um plano de investimentos de 1 bilhão e 200 milhões de reais na educação estadual até 2022 e que visa melhorar a infraestrutura física e tecnológica, assegurar a recuperação da aprendizagem pós-pandemia, qualificar o ensino público gaúcho de forma mais inclusiva e equitativa e capacitar os profissionais envolvidos na educação. Em sua fala, o governador Eduardo Leite disse considerar o projeto um investimento “histórico” para a educação do Rio Grande do Sul. O avançar na Educação faz parte do projeto transversal do governo também chamado avançar. Desde junho, através da iniciativa, o Executivo estadual passou a organizar todas as ações com as quais pretende acelerar o crescimento econômico e incrementar a qualidade da prestação de serviços à população. Já foram lançados os planos de investimento para transporte e logística, cultura, saúde e inovação, e agora chega a vez da educação.

A Prefeitura de Porto Alegre está com inscrição aberta para concurso público na área da educação. Serão duas vagas para o cargo de Professor de Educação Infantil e de Séries Iniciais, com níveis Superior ou Médio completos. Os salários vão de 1.463 a 2.658 reais, para uma carga horária semanal de 20 horas. As inscrições custam 89 reais  e 20 centavos e devem ser realizadas no site da Fundatec, até às 17h da tarde do dia 27 de outubro de 2021. A data provável de realização da prova teórico-objetiva é dia 12 de dezembro de 2021. O edital completo já está disponível no site da Fundatec.

O sábado será o dia D de multivacinação em Porto Alegre. Estarão abertas 79 unidades de saúde, das 9h da manhã às 17h da tarde para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos. Serão oferecidas 22 vacinas indicadas no Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A primeira dose da vacina contra Covid-19 também estará disponível para adolescentes a partir de 12 anos, em 41 unidades de saúde. Nestes locais, haverá segunda dose da Coronavac, da AstraZeneca e da Pfizer. A terceira dose será oferecida para idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde vacinados com a segunda aplicação há seis meses e imunossuprimidos vacinados com a segunda dose há pelo menos 28 dias, independente do fabricante.

Ao menos 62 pessoas morreram e 68 ficaram feridas em uma série de explosões em uma mesquita xiita em Kandahar, na parte sul do Afeganistão. O ataque ocorreu no dia considerado sagrado para orações pelos muçulmanos. Foram ouvidas três explosões: uma na porta principal, uma na área sul da estrutura e uma em um canto onde os fiéis se lavam antes de entrar no templo. Nenhum grupo terrorista assumiu o atentado até o momento. Esse é o segundo grande ataque a uma mesquita xiita em uma semana.

Atualização: A Bakhtar, agência de notícias oficial do Talibã, chegou a anunciar que 62 pessoas haviam morrido e que 68 ficaram feridas, mas depois corrigiu a informação para 32 mortes.

A forte chuva prevista para o Rio Grande do Sul já provoca estragos desde a madrugada desta sexta-feira. Na Região Noroeste, alguns municípios tiveram casas destelhadas em função do granizo. A sexta-feira é de alerta para fortes temporais no Rio Grande do Sul. O deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica vindo do Paraguai, além do avanço de uma frente fria e da circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera, provocam grandes volumes de chuva, sobretudo nas regiões Norte e Noroeste. Nessas regiões, podem ocorrer transtornos como falta de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações. A chuva pode vir em forma de granizo e acompanhada de rajadas de vento de até 100 km/h. A situação só deve ser mais branda em áreas próximas da fronteira com o Uruguai, onde só deve chover fraco. No sábado, a tendência é a chuva perder força. Hoje, a chegada da chuva baixa um pouco as temperaturas. Máxima de 21 graus em Passo Fundo, 22 em Porto Alegre e 25 em Capão da Canoa.