Ouça no Meio-Dia: mercado aumenta projeção de inflação e o alerta para casos da doença Mão-Pé-Boca no RS

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas de áudio: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Com o anúncio que o Governo Federal vai extrapolar o teto de gastos para pagar o Auxílio Brasil, o mercado passou a prever o aumento na taxa básica de juros, a Selic. É o que aponta o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, que realizou a pesquisa junto a 100 instituições financeiras. A Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como a dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras. Após as declarações do Ministro Paulo Guedes, defendendo gastar mais que o definido pelo teto, o mercado prevê aumento da Selic acima da projeção anterior para a taxa anual, para o fim de 2021 e também para o fim de 2022. Além da mudança de projeção da taxa de juros, o mercado financeiro também elevou a estimativa para a inflação oficial do país para quase 9% neste ano e baixou a previsão de alta do PIB para 4,97%.

Casos de Doença Mão-Pé-Boca acenderam o sinal de alerta no Rio Grande do Sul. A infecção viral contagiosa é caracterizada por pequenas feridas avermelhadas na cavidade oral, mãos e pés. A síndrome afeta principalmente crianças menores de 5 anos, e eventualmente pode atingir adultos. Os primeiros sintomas costumam ser a dor de garganta e a febre, que fica por volta dos 38°C. Mal-estar e perda do apetite são frequentes. Um ou dois dias após os primeiros sintomas, surgem as feridas avermelhadas na pele, características que dão o nome à doença. Na maioria dos casos, é uma doença branda que desaparece espontaneamente sem causar complicações. Medidas simples como higienizar as mãos após ir ao banheiro, manter as superfícies limpas e higienizar imediatamente após o uso; higienizar as mãos ao manusear alimentos e cozinhá-los adequadamente podem evitar surtos da doença.

O transporte público de Porto Alegre tem ampliação de linhas de ônibus a partir desta segunda-feira. A Empresa Pública de Transporte e Circulação diz que está analisando diariamente a demanda de passageiros para adequar à oferta de viagens do transporte coletivo. Mais de 20 linhas terão ampliação da tabela horária. As tabelas horárias podem ser consultadas no site da EPTC e a localização em tempo real pode ser acessada na função GPS do aplicativo do TRI. Você pode conferir também todas as modificações aqui.

O Facebook e o Instagram retiraram do ar uma transmissão em vídeo feita pelo presidente Jair Bolsonaro em que ele compartilhou a mentira que as vacinas anti-Covid causam Aids. A informação falsa foi citada durante uma “live” feita na quinta-feira (21). Na transmissão, Bolsonaro mencionou dois sites propagadores de informações falsas. Ambos tinham publicado a mentira de que as vacinas provocam a síndrome da imunodeficiência adquirida no Reino Unido. O próprio Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido afirma que a publicação é falsa. A Aids é causada pelo vírus HIV, sendo transmitida apenas por sangue, sêmen ou fluidos corporais contaminados.

O sol vai predominar no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Após uma madrugada e início de manhã frias, a previsão aponta para tempo firme e calor ao longo do dia no Estado. Conforme os meteorologistas, a grande variação das temperaturas se deve ao ar seco que ingressou no território gaúcho. Isso porque a água presente no ar em forma de vapor, tende a conservar por mais tempo as temperaturas, fazendo com que haja uma menor variação delas. Assim, a umidade relativa do ar vai ficar abaixo dos 50 a 60% considerados ideais pela Organização Mundial da Saúde em diversas regiões nesta segunda-feira. Como em Uruguaiana, onde deve ficar na casa dos 20%. Já as temperaturas beiram os 30 graus em praticamente todo o Estado. Máximas de 29 graus em Santo Ângelo, 27 em Santa Maria e 28 em Porto Alegre. Não há previsão de chuva. A previsão é que a instabilidade retorne somente no final de semana.