Ouça no Meio-Dia: intervalo menor entre doses da AstraZeneca passa a ser recomendado em todo o RS e mais notícias desta quarta

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas de áudio: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O Rio Grande do Sul registrou o preço mais caro pelo litro da gasolina comum do país na primeira metade de outubro. É o que mostra o levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, referente ao período de 10 a 16 de outubro. O valor mais alto foi encontrado em Bagé. No município da Campanha, o litro da gasolina chegou próximo dos 7 reais e 50 centavos. O preço mais baixo no Estado é o de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Lá, a gasolina chegou a ser vendida a SEIS reais e 26 centavos. O aumento, entre outras razões, decorre da elevação dos preços dos combustíveis promovida pela Petrobrás recentemente. A alteração nos valores causou uma subida de 3,3% no litro dos combustíveis em todo o país. Com isso, outros cinco estados, além do Rio Grande do Sul, tiveram postos vendendo a gasolina acima de  7 reais: Rio de Janeiro, Acre, Minas Gerais, Piauí e Mato Grosso.

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul reduziu de doze para oito semanas o intervalo de aplicação das doses da vacina da AstraZeneca. A mudança coloca o Estado em sintonia com o que o Ministério da Saúde já havia decidido na última semana. Só em Porto Alegre,  mais 9 mil pessoas vacinadas com dose da AstraZeneca estão aptas a completar o esquema vacinal. A redução no prazo entre as doses já havia sido adotada para a vacina da Pfizer, que passou de 12 para oito semanas, em 15 de setembro. Já a segunda dose da CoronaVac continua com intervalo de 28 dias.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul  está com inscrições abertas para a seleção de guarda-vidas civil temporário. O processo seletivo tem 200 vagas para capacitação de novos profissionais e 400 vagas para recertificação de profissionais já certificados em anos anteriores. Segundo o Governo do Estado, os selecionados vão atuar na Operação RS Verão Total de novembro de 2021 a abril de 2022. Mas o período pode ser reduzido, conforme entender o Corpo de Bombeiros. O guarda-vidas temporário executa funções relacionadas à atividade de salvamento aquático, sempre supervisionado e sob comando dos bombeiros militares. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 2 de novembro, e podem ser realizadas através de um link disponível no site do CBMRS.

Dezessete paraguaios e um brasileiro foram resgatados durante a operação Tavares, deflagrada ontem pela Polícia Federal, com apoio da Receita Federal e do Ministério Público do Trabalho. Está sendo investigado um esquema de contrabando e falsificação de cigarros no Rio Grande do Sul. Conforme o Ministério Público do trabalho, os 18 resgatados estavam em situação análoga à escravidão. Eles eram mantidos em uma instalação subterrânea no município de Triunfo e não viam a luz do dia. O lugar operava sob a fachada de uma empresa de cereais, mas em uma estrutura montada no subterrâneo  do prédio, ficavam equipamentos para manufatura de cigarros e os alojamentos. Cada metade do grupo trabalhava em turnos de 12 horas. A polícia estima que eles ficavam até oito meses aprisionados, até o encerramento do ciclo de produção dos cigarros.

A quarta-feira será ensolarada em todo o Rio Grande do Sul. Isso em função de uma massa de ar seco que predomina no Estado. Após uma manhã fria, a tarde terá temperaturas amenas em cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul e Rio Grande, e um pouco mais quentes em Santa Rosa, Uruguaiana e Santa Maria. A chuva deve voltar ao Estado no final de semana.