Ouça no Meio-Dia: governo do RS fala em neutralizar emissões de carbono, mas não explica iniciativas

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas de áudio: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Passa a valer a partir desta terça-feira o novo aumento do diesel e da gasolina anunciado ontem pela Petrobrás. Esse é o segundo reajuste no preço desses combustíveis para as distribuidoras em menos de um mês. No Rio Grande do Sul, há poucos dias o preço da gasolina já havia ultrapassado os 7 reais. O valor foi registrado em Bagé, na Campanha, onde a gasolina foi vendida a 7 reais e 49 centavos no início de outubro. Já o diesel chegou a 5 reais 89 centavos no Estado no último mês. A alta de hoje é de 7,05% para a gasolina e 9,15% para o diesel. No ano, a gasolina já acumula reajuste de 73,4% nas refinarias. Enquanto para o diesel a alta é de 65,3% neste período. O valor da gasolina no país é influenciado pela política de paridade praticada pela Petrobras. Dessa forma, o preço dos combustíveis é definido de acordo com o preço do barril de petróleo no mercado internacional. Outro fator importante é a crescente desvalorização do real frente ao dólar.

Foi sancionada a lei que amplia a vida útil dos táxis de Porto Alegre. Com a mudança, os veículos em atividade podem ficar até 10 anos circulando, ao invés dos oito da legislação anterior. O projeto também define regras para a emissão de reserva de permissão, modifica o tamanho mínimo da área livre do porta-malas da categoria comum, define regras para sorteio de novas vagas e adaptação dos pontos fixos, ajusta especificações técnicas dos taxímetros e retira a vedação para que veículos 1.0 entrem na frota de táxi. A partir de agora, os permissionários podem solicitar à EPTC a reserva de permissão. Assim, não será considerada infração ao dever de ininterrupção do serviço os casos de furto ou roubo de veículo, acidente grave, perda total do veículo, renovação de frota por meio da compra de veículo zero quilômetro, ou eventos similares que impossibilitem, temporariamente, a execução da atividade. Os prazos de vistoria passam a ser a cada 180 dias para veículos com vida útil de 3 a 8 anos incompletos e a cada 120 dias para veículos com vida útil de 8 a 10 anos completos. Os sorteios de novas vagas e adequação dos pontos fixos serão, no máximo, a cada 12 meses para todos os tipos de veículos.

O Rio Grande do Sul vai participar da COP26, a 26ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 1º a 5 de novembro, em Glasgow, na Escócia. O governador Eduardo Leite promete assumir compromissos com a redução da emissão do carbono no Estado durante o evento. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Leite disse que o governo irá assumir o compromisso de trabalhar para neutralizar as emissões de carbono do Estado em 50% até 2030 e agir para neutralizar todas as emissões até 2050. O governador não explicou como serão realizadas as ações de redução e neutralização da emissão de carbono no Estado. O Rio Grande do Sul tem, por exemplo, uma usina termelétrica, em Candiota, que usa carvão mineral para gerar energia. Em contrapartida, o presidente Jair Bolsonaro não deve ir à Conferência, o que pode fragilizar a posição do Brasil em relação às negociações climáticas.

A Polícia Civil prendeu um professor de uma escola de futebol, de 30 anos, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A suspeita é que ele tenha abusado de um aluno de 15 anos. Conforme a Polícia, o crime teria ocorrido no último dia 19. O adolescente estava no alojamento onde ficam jogadores que não moram na cidade. O professor teria convidado o adolescente para dormir em outro quarto, fora do alojamento, e ali, praticado o crime. O adolescente relatou para a família os abusos. O professor foi demitido da escola. A Polícia vai ouvir outros funcionários da escola, além de alunos e familiares. O objetivo é descobrir se outras pessoas também foram vítimas.

O tempo segue firme no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Um sistema de alta pressão atmosférica, que avança pela Região Sul do país, inibe a formação de nuvens carregadas. Faz ainda mais calor que ontem durante o dia. Sobretudo nas Regiões Noroeste, Norte e Central, onde as máximas beiram os 34°C. A umidade relativa do ar segue baixa. Na faixa central do Estado ela fica abaixo dos 20 por cento. O calor será a tônica da semana. Somente no final de semana é que pode voltar a chover, mas na forma de pancadas isoladas, sem acumulados muito elevados.