Ouça no Meio-Dia: como irá funcionar a intercambialidade por causa da falta da vacina AstraZeneca para segunda dose no RS

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas de áudio: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Secretaria Estadual da Saúde autorizou que pessoas vacinadas com primeira dose da Astrazeneca e que estejam com a segunda dose em atraso recebam a segunda dose com a vacina da Pfizer. A demanda surgiu em virtude do desabastecimento da Astrazeneca registrado em algumas cidades. A divisão de vigilância epidemiológica da Secretaria afirma que esse tipo de aplicação tem segurança comprovada por evidências científicas. A medida vale para quem já está com mais do que oito semanas de intervalo da primeira dose. Ontem, a Secretaria da Saúde começou a distribuir cerca de 450 mil doses da vacina da Pfizer aos municípios. Elas devem ser usadas para aplicação das segundas doses e como doses de reforço em idosos.

Vai até sexta-feira a promovida pela Prefeitura de Porto Alegre a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. As vacinas da campanha estão disponíveis nas unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde no horário de funcionamento de cada local. Estão disponíveis vacinas do Programa Nacional de Imunizações, de acordo com o calendário oficial e a faixa etária da criança ou adolescente. Os responsáveis pelas crianças ou adolescentes devem levar a caderneta de vacinação para verificação. Adolescentes devem apresentar documento de identificação com foto.

Foi divulgada a programação da 67ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. O evento começa na sexta-feira, a partir das 10h, e vai até 15 de novembro. Neste ano, a feira será realizada em formato híbrido. Parte dela estará na Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre, como já é tradição, desde 1955. Lá estarão as barracas dos livreiros, os estandes de patrocinadores e a Praça de autógrafos. Serão respeitados os protocolos de prevenção à transmissão da Covid-19.
Outras atividades da feira serão feitas on-line. Elas serão produzidas em um estúdio instalado no prédio Memorial do Rio Grande do Sul, também localizado na Praça da Alfândega.

A quarta-feira é de expectativa para um anúncio do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom. O mercado financeiro estima que o comitê deve acelerar o ritmo de alta dos juros no país. A medida aparece como possibilidade após surgir a informação de que o Governo Federal vai extrapolar o teto de gastos para pôr em prática o Programa Auxílio Brasil. A estimativa dos economistas é que a elevação na taxa básica, a Selic, fique acima de 1 por cento. Aumento maior que o estabelecido nos dois últimos encontros do Copom, em agosto e setembro. A Selic é a taxa básica de juros da economia. Ela é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como dos empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.

A quarta-feira é de muito calor em todo o Rio Grande do Sul. A massa de ar seco presente no Estado vai deixar o tempo firme em todas as regiões. Em Porto Alegre, a máxima chega a 34 graus. Situação parecida com a das demais regiões, com exceção da Serra e do Litoral onde o calor deve ser menos intenso. A umidade do ar segue baixa, principalmente na Região Central, Região Noroeste e Norte. Por isso a recomendação é beber bastante água ao longo do dia. Amanhã pode chover em forma de pancadas isoladas em áreas da divisa com Santa Catarina, mas o tempo firme e quente predomina em praticamente todo o Estado. Chuva mesmo, só no sábado. Porém sem grandes acumulados.