Começa a valer a obrigatoriedade do passaporte vacinal em eventos; ouça no podcast Meio-Dia

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Começa a valer em todo o Estado, a partir desta segunda-feira, a obrigatoriedade do comprovante de vacinação, o chamado de passaporte vacinal, para atividades de alto risco de contágio pelo coronavírusA apresentação do comprovante de imunização seguirá um cronograma de idade, feito de acordo com o avanço da campanha de vacinação no Estado. Este cronograma está dividido em três níveis: a etapa que inicia hoje, engloba pessoas a partir dos 40 anos. Essa faixa etária precisa mostrar que está com o esquema vacinal completo nos eventos em que deseja ir. As próximas etapas começam no dia 1º de novembro, quando gaúchos de 30 a 39 anos precisam apresentar o comprovante de ter recebido as duas doses ou a dose única e, depois, no dia 1º de dezembro, a regra passa a valer para todas as pessoas a partir dos dezoito anos. Valerá como comprovante de vacinação o certificado emitido pelo aplicativo Conecte SUS ou por outro meio, como caderneta ou cartão de vacinação emitido pela Secretaria Estadual da Saúde ou outro órgão governamental.

Onze linhas de ônibus passam por modificações na tabela horária em Porto Alegre a partir desta segunda-feira. As mudanças são para equalizar a demanda de passageiros com oferta de coletivos. As alterações nas tabelas são válidas para linhas que atendem bairros da zona norte de Porto Alegre e para as linhas T1, T2, T4 E T7. Mais informações nesta matéria.

Duas pessoas foram mortas a tiros na saída de um jogo de futebol, na zona norte de Porto Alegre. O duplo homicídio ocorreu na madrugada desta segunda-feira./ As vítimas foram identificadas como Fabiano Leon Vieira, de 41 anos, e Jean Carlos Santos Huff, de 17. Os crimes ocorreram após o jogo. Quatro atiradores chegaram de carro, invadiram a Associação onde a partida acontecia, e realizaram disparos contra as vítimas, que estavam cada uma em um automóvel. Além dos óbitos, três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para atendimento médico. Uma delas está em estado grave. A Polícia Civil acredita que os homicídios possam ter relação com alguma desavença surgida na partida de futebol. 

O ex-secretário de Estado norte-americano Colin Powell, de 84 anos, morreu nesta segunda-feira por complicações ligadas à Covid-19. A informação foi divulgada pela família. O general já havia sido vacinado, mas não conseguiu resistir aos efeitos causados pelo contágio do vírus Sars-CoV-2. Especialistas apontam que idosos e pessoas que portam doenças crônicas nem sempre conseguem desenvolver uma boa resposta imune para a Covid-19. Powell foi o primeiro afroamericano a assumir a Secretaria de Estado norte-americana, em 2002. Sua postura sempre foi elogiada por democratas e republicanos.

A semana começou com tempo firme e temperaturas baixas no Rio Grande do Sul. Bagé, na Campanha, registrou 9 graus pela manhã. Mas a variação de temperaturas é grande durante o dia. Em Ijuí, na região Norte do Estado, a máxima chega aos 24 graus, depois de os termômetros registrarem 11 graus pela manhã. Deve chover hoje apenas nas regiões Norte e Nordeste, onde uma área de baixa pressão atmosférica causa precipitações ao longo do dia. A partir de amanhã, o tempo firme passa a predominar em todo o Estado. E, aos poucos, o frio vai dando lugar a temperaturas mais elevadas.