Ouça no Meio-Dia: a novas regras que flexibilizam protocolos contra Covid no RS e mais notícias desta sexta

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

Entraram em vigor hoje no Estado as novas regras que flexibilizam os protocolos de controle da pandemia para algumas atividades, como eventos sociais, shows e jogos de futebol. Para esses eventos, o Governo do Estado recomenda que os estabelecimentos exijam dos frequentadores o comprovante de vacinação, seja com uma dose, dose única ou duas doses. A exigência só é obrigatória em circunstâncias consideradas de alto risco de contaminação por coronavírus. Entre as atividades está a permissão da presença de público em competições esportivas. A partir de hoje fica permitida a ocupação de 30 por cento de estádios, ginásios ou similares, independente da lotação dos setores e sem máximo de pessoas. A condição é que o público se mantenha sentado em locais com cadeiras e mantenha um distanciamento mínimo de 1 metro em todas as direções entre pessoas ou grupos de até três pessoas.

A sexta-feira é de transtornos para os motoristas que precisam passar por São Leopoldo, na BR-116. As obras para colocação de 32 vigas pré-moldadas na região da Ponte do Rio Dos Sinos causam o bloqueio total do sentido Capital-Interior. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, há cerca de 1 quilômetro de congestionamento na saída da BR-116 para o trecho urbano de São Leopoldo. Um dos piores pontos dentro do município é na avenida Dom João Becker, entre a Rodoviária e a antiga sede da Unisinos. No sentido Interior – Capital, há lentidão, mas o tráfego está fluindo.

Um homem morreu em confronto com a Polícia Civil durante operação de combate ao tráfico de drogas em Vacaria, na região da Serra gaúcha. Ele teria reagido a uma abordagem em um pomar e atirou contra os agentes, que reagiram. O indivíduo foi baleado no confronto e morreu. Um outro homem foi preso e, um terceiro, conseguiu fugir.

Começa hoje a Campanha Nacional de Multivacinação. Destinada a crianças e adolescentes de até 15 anos, a campanha disponibiliza em 45 mil postos de todo país 18 tipos de vacina contra doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. Na cerimônia que marcou o início da campanha, o Ministério da Saúde destacou a importância dos pais no sucesso da iniciativa e manifestou preocupação com a queda nos índices de vacinação no Brasil nos últimos anos. Segundo o Ministério, a queda se deve em parte à disseminação de notícias falsas na internet e também com a atuação de grupos antivacina. O fim da campanha está previsto para o dia 29 de outubro, mas o Ministério da Saúde não descarta ampliar esta previsão para dar conta de todo o público-alvo.

O tempo segue instável no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Permanece o alerta para temporais isolados, com possibilidade de queda de granizo e ventania de até 100 km/h nas regiões Norte e Leste ao longo do dia. Nas demais regiões, o primeiro dia de outubro terá períodos intercalados de sol e chuva. As temperaturas são parecidas com as de ontem. Máxima de 23ºC em Torres, 19ºC em Canguçu e 24ºC em Porto Alegre.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: