No Meio-Dia: setor de serviços tem alta de 0,5% em agosto e mais notícias desta quinta-feira

Ouça também: acidente na BR-290 deixa quilômetros de congestionamento na saída de Porto Alegre.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Um homem de 56 anos ficou ferido após ter seu carro prensado contra a mureta de proteção da ponte do Jacuí, na BR-290, em Porto Alegre. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o condutor de um Volkswagen Santana teve uma pane mecânica e o carro parou sobre a ponte. O motorista de um caminhão de carga, que vinha atrás, não conseguiu parar a tempo. O veículo de passageiros foi prensado contra a mureta de concreto e quase caindo da ponte. O condutor do Santana ficou preso às ferragens. Ele foi encaminhado ao hospital. O condutor do caminhão não teve ferimentos. Por volta das 10 horas da manhã, o atendimento do acidente foi finalizado, mas a faixa da direita seguia interditada porque houve vazamento de óleo.

O volume de serviços prestados no Brasil subiu 0,5 por cento em agosto na comparação com o mês de julho. Esta é a quinta alta mensal seguida do setor. Os dados são do IBGE. Os principais responsáveis pela alta neste mês foram os serviços de alojamento e alimentação, além do transporte aéreo. O IBGE atribui a melhora do setor com o avanço da vacinação e o consequente aumento da mobilidade das pessoas, o que provoca a diminuição de perdas em serviços ofertados de forma mais presencial. No entanto, apesar do crescimento, o setor de serviços ainda está 7,1 por cento abaixo do recorde histórico registrado em novembro de 2014. Além disso, apesar de positivos, os números apontam uma desaceleração nas taxas de crescimento nos últimos quatro meses.

O Facebook está tomando medidas para evitar novos vazamentos de informações importantes. Mesmo assim, o comunicado interno da empresa que anuncia as medidas já vazou  para o público através do jornal New York Times. O objetivo do Facebook é impedir que questões internas sejam reveladas para a imprensa e redes sociais. O vazamento de informações é uma realidade que vem de meses na empresa. O anúncio interno, vazado à imprensa, foi feito após a delação da ex-gerente de produto da companhia, Frances Haugen./ Na ocasião, ela denunciou práticas nocivas do Facebook ao Senado dos Estados Unidos. Ela também revelou pesquisas internas que mostravam que a empresa de Mark Zuckerberg sabia dos danos que causava, como produzir malefícios para crianças, e divisão e enfraquecimento da democracia.

Um incêndio em um prédio em Kaohsiung, ao sul de Taiwan, deixou ao menos 46 mortos e 41 feridos nesta quinta-feira. Ainda não há informações sobre o que provocou a tragédia. O fogo começou por volta das 3 horas da manhã no horário local e só foi controlado horas depois. O prefeito de Kaohsiung, Chen Chi-Mai, afirmou que a estrutura de 13 andares, construída há 40 anos, estava parcialmente abandonada. Parte do prédio já havia sido usado de maneira comercial, para lojas e karaokês no passado. Mas, segundo o prefeito, nenhuma atividade comercial era realizada no local atualmente.

O ar úmido e quente predomina nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul. O dia é marcado pelo tempo abafado e com possibilidade de pancadas de chuva. A instabilidade avançou desde a madrugada e deixou a umidade alta, provocando precipitações e sensação de abafamento. Há previsão de chuva forte na Região Norte ao longo do dia. As temperaturas beiram os 30 graus em diversas regiões. Máximas de 28 graus em Porto Alegre e 30 em Alegrete.