No Meio-Dia: BR-116 tem trecho liberado após fim de semana de obras e mais notícias desta segunda-feira

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

Foi liberado nesta segunda-feira o trecho da BR-116, em São Leopoldo, onde são realizadas obras das novas pontes sobre o Rio dos Sinos. Ao todo, foram içadas 32 vigas pré-moldadas, o que exigiu o bloqueio da pista no sentido Capital-interior nos últimos dias. A liberação estava prevista para a meia-noite, mas acabou só ocorrendo por volta das 4h da manhã. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o atraso ocorreu porque a desmontagem do guindaste, a remoção dos equipamentos e a limpeza da pista foram realizadas depois do tempo previsto. Com a instalação dessas peças, a construção das travessias chega a 75% de execução. A obra deve ficar pronta em 2022. As novas estruturas integram um complexo de pontes e viadutos que visa melhorar o tráfego em um dos trechos mais movimentados da BR-116 no Rio Grande do Sul.

A partir desta segunda-feira transações via pix feitas por pessoas físicas das 20h da noite às 6h da manhã terão limite de MIL reais. A medida aprovada pelo Banco Central visa coibir fraudes, sequestros e roubos noturnos. Mas o cliente poderá alterar os limites das transações por meio dos canais de atendimento eletrônico das instituições financeiras. Os aumentos, no entanto, só serão efetivados de 24 a 48 horas após o pedido. As instituições financeiras também terão de dar aos clientes a possibilidade de definir limites distintos para transações do PIX para dia e noite  permitindo limites mais baixos no período noturno. Além disso, deve ser ofertado o cadastramento prévio de contas que poderão receber Pix acima dos limites estabelecidos, mantendo os limites baixos para as demais transações. A nova regra não vale para contas de pessoas jurídicas.

Uma criança de 9 anos morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo, neste domingo, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. De acordo com a Polícia Civil,  a criança teria sofrido o tiro, na residência da família, enquanto manuseava uma pistola 9mm pertencente ao pai. Ele é colecionador de armas de fogo. Também conforme a polícia, os pais da criança acompanhavam visitas ao portão da casa quando houve o disparo. A Polícia Civil está apurando se o disparo feito com a pistola foi de forma acidental ou por alguma motivação. As investigações vão apurar se houve negligência ou não.

Dois homens foram presos após agredirem um homem em frente a um açougue, em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre. O crime ocorreu no sábado e chama atenção pela banalidade. Wagner de Oliveira Lovato, 40 anos, teria sido espancado após deixar o estabelecimento sem comprar nada e reclamar do preço da carne. Ele foi socorrido com traumatismo craniano e faleceu na noite de domingo. Os dois homens presos apresentavam sinais de embriaguez.

Uma massa de ar seco e frio ingressou no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Após uma manhã de frio em algumas regiões, as temperaturas ficam amenas a partir da tarde. Como em Bagé, na Campanha, onde a máxima chega a 19 graus depois de um registro de 5 graus no início da manhã. Em Porto Alegre a máxima será de 20 graus. A chuva só deve voltar na quarta-feira, com previsão de raios e rajadas de vento na metade Norte. Também pode haver granizo para a região Noroeste assim como para o Norte.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: