Na volta da torcida, Grêmio decepciona e perde para o Sport na Arena

Equipe pernambucana não marcava há 8 jogos. Ao longo da partida, a estratégia do Tricolor Gaúcho se resumiu à bola aérea, totalizando 45 cruzamentos ao longo da partida

Em confronto direto para sair da parte de baixo da tabela, o Grêmio foi derrotado por 2 a 1 pelo Sport, na Arena, na noite deste domingo (3), em mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marcou a volta do torcedor à casa tricolor após um longo período de estádio vazio em função da pandemia. Ao todo, 7.147 gremistas viram mais uma derrota vexatória do tricolor neste ano.

O Sport, que não fazia gols no Brasileiro há oito jogos, abriu logo 2 a 0 no segundo tempo, frustrando o torcedor gremista. O primeiro saiu aos 7 minutos, em uma cobrança de falta que Chapecó bateu roupa e largou a bola no pé de Gustavo Oliveira, que chutou para o gol. O segundo veio em um contra-ataque, que Mikael finalizou, ampliando a vantagem do Sport.

O Grêmio partiu para um abafa e descontou com um golaço de Douglas Costa, que voltou ao time após um período de reserva e recuperação da forma física. Mas ficou nisso. Douglas Costa ainda está longe de ser o que o torcedor espera mas, assim como Campaz, se movimentou, tentou jogadas, mas muitas delas frustradas.

O Grêmio voltou a apresentar um futebol fraquíssimo ao longo da partida. Sua principal jogada se resumiu a cruzamentos aleatórios e sem direção para a área. Segundo o site SofaScore, no total, foram 45 cruzamentos no jogo, com apenas 7 tendo chegado até um jogador gremista.

O primeiro tempo acabou com misto de aplausos e vaias e uma atmosfera de total ansiedade diante do 0 a 0 e da pouca produção. Felipão voltou com Campaz e sacou Alisson da meia cancha, atendendo ao pedido da torcida. O colombiano pareceu não estar tão inadaptado quanto falam e mostrou interesse no jogo, buscando jogadas e chutes de média distância. Aos 25 da etapa final ele daria um belo chute no travessão.

Outro lance perigoso do Grêmio aconteceu um pouco antes, aos 15 do segundo tempo. Após um cruzamento da esquerda, Borja cabeceou o goleiro tocou na bola e Thyere tirou em cima da linha. Por um momento houve dúvida se a bola havia entrado, mas o árbitro após conversa com o VAR, mandou o jogo seguir.

Situação e próximo jogo

O Grêmio perdeu a oportunidade de deixar o Z-4 e, ao mesmo tempo, deixou o Sport, que vinha logo atrás, se aproximar. O tricolor está na 18ª colocação, com 22 pontos, a dois pontos do Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento. O próximo jogo do Grêmio pelo Campeonato Brasileiro é contra o Cuiabá, na quarta-feira (6), também na Arena, às 21h30.

Escalações

Grêmio

Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha (Campaz); Thiago Santos, Villasanti e Alisson (Guilherme Guedes); Douglas Costa, Borja (Diego Souza), Ferreira (Everton)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Sport

Maílson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Marcão Silva, Hernanes e Thiago Lopes (Everton Felipe); Gustavo Oliveira (Chico), Everaldo (Tréllez) e Mikael
Técnico: Gustavo Florentín

Arbitragem

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima apita (MG)
Auxiliar: Guilherme Dias Camilo (MG)
Auxiliar: Fernanda Nândrea Gomes Antunes (MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)