Na estreia de Mancini, Grêmio vence o Juventude e ganha novo ânimo no Brasileiro

Douglas Costa fez o primeiro gol do Tricolor. Douglas foi um dos personagens de um time que pode estar começando uma reação na tabela

O Grêmio venceu o Juventude por 3 a 2, neste domingo (17), na Arena, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marcou a estreia do técnico Vagner Mancini à frente da equipe gaúcha. Ele substitui Felipão, que deixou a casamata gremista após não conseguir tirar o time do Z-4 do Brasileirão e ver a crise só aumentar para os lados do Humaitá

Em função da atmosfera conturbada, mudanças foram feitas pela direção para recolocar o Grêmio no caminho das vitórias. Mancini chegou com a missão de pôr o Grêmio em ordem dentro de campo, tarefa que, fora de campo, foi assumida pelo novo vice de futebol, Dênis Abrahão. Este entrou no lugar de Marcos Herrmann, já desgastado no cargo.

As medidas, pelo menos no primeiro jogo, reanimaram o Tricolor. Com os novos nomes e no embalo da torcida, que novamente pôde comparecer na Arena, o Grêmio jogou desde o início de forma mais conectada e articulada, envolvendo a equipe de Caxias do Sul.

Primeiro tempo

Os primeiros gols saíram ainda no primeiro tempo, um na sequência do outro. Aos 22, gol de Douglas Costa. Após cruzamento da esquerda de Jean Pyerre, Alisson desviou, o goleiro Douglas, do Juventude, fez grande defesa, a bola foi no travessão e, no rebote, Douglas Costa marcou.

Sem deixar o Ju respirar, foi a vez de Diego Souza marcar para o Tricolor. Alisson, novamente participando, chutou da entrada da área, Douglas defendeu para o lado parcialmente e Diego Souza colocou nas redes.

Segundo tempo

O Grêmio seguia embalado na segunda etapa. Nos primeiros minutos teve um belo chute com Alisson. Até que, aos 10, Villasanti ampliou o marcador. O paraguaio arrematou de peixinho um belo cruzamento de Rafinha.

Depois o Grêmio não impôs um ritmo intenso mais a partida e viu o Juventude marcar duas vezes. Uma logo após o gol de Villasanti, com Sorriso. E mais tarde, já nos acréscimos, aos 48, com Roberson. Entre os dois gols do time de Caxias do Sul até houve tentativas de ambas as partes, mas nada muito efetivo.

O último gol do Juventude serviu mais para dar um ar de tensão à partida. Mas não houve tempo para o empate da equipe de Caxias do Sul e os gremistas puderam respirar para, a partir de agora, com uma nova perspectiva, pensar de forma mais racional nos jogos que estão porvir.

Na estreia de Mancini, pode-se notar, ainda que de forma inicial, uma certa reação na organização do time, que não vinha bem. O aspecto anímico também foi bom. O Grêmio lutou no início ao fim e, caso não viesse a vitória, a torcida não poderia reclamar da entrega.

Situação e próximo jogo

Apesar do resultado, o Grêmio segue na zona de rebaixamento, agora na 18ª colocação, com 26 pontos. O Tricolor está a 2 pontos do Juventude, primeiro time fora do Z-4.

O próximo jogo do Grêmio pelo Brasileiro é só na próxima segunda-feira (25), contra o Atlético-GO, em Goiânia, às 20h. Já o Juventude enfrenta o Ceará, no sábado (23), às 17h, no Alfredo Jaconi.

Escalações

Grêmio

Brenno; Vanderson, Paulo Miranda, Kannemann (Rodrigues) e Rafinha; Thiago Santos (Lucas Silva), Villasanti e Jean Pyerre (Ferreira); Douglas Costa, Diego Souza (Elias) e Alisson; 4-3-3Técnico: Vagner Mancini

Juventude

Douglas Friedrich; Michel, Vitor Mendes, Rafael Forster e Guilherme Santos; Jadson, Dawhan (Fernando Pacheco) e Guilherme Castilho (Chico); Sorriso (Bruninho), Paulinho Bóia (Wescley) e Capixaba (Roberson); 4-3-3Técnico: Marquinhos Santos

Arbitragem

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistente: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
Assistente: Márcia Bezerra Lopes (RO)
Quarto Árbitro: Roger Goulart (RS)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)