Memória da vida do campo e cidade é resgatada por Casa de Cultura em Caçapava do Sul

Após 10 meses de trabalho, a Casa de Cultura Juarez Teixeira (CCJT) abre suas portas, no dia 21 de outubro em Caçapava do Sul.

Após 10 meses de trabalho, a Casa de Cultura Juarez Teixeira (CCJT) abre suas portas, no dia 21 de outubro em Caçapava do Sul.

A iniciativa, de caráter privado, mas sem fins lucrativos, pretende ser um espaço de arte, memória, cultura e convivência para a região.

O espaço conta como era a vida cotidiana no campo e na cidade nos séculos XIX e XX por meio de uma coleção de mais 500 objetos do médico e pesquisador Juarez Teixeira, adquirida ao longo dos últimos 20 anos e oriunda de doações.

A casa tem 13 ambientes, contando com um pátio cultural ao ar livre. Parte deles reproduz uma casa antiga com seus respectivos objetos.

Outros reúnem objetos de diferentes naturezas, como, utensílios para costura e artesanato em lã e instrumentos usados por profissionais como médicos, padres, sapateiros. Um dos espaços nos mostra como a tecnologia evoluiu rapidamente e inclui objetos de imagem e som.

A CCJT tem ainda uma pequena galeria de arte para mostras de artistas locais; um hall com piano, para concertos íntimos, e uma loja com artesanato e peças de design regional. No futuro, terá um bistrô ou café.

Entre as peças mais significativas da Casa estão o órgão da Igreja Matriz, de 1930, que estava abandonado e foi totalmente reformado, e dois pianos restaurados, sendo um de quase 100 anos.

O acervo inclui muitos objetos curiosos, que vão desde uma palmatória até placa e carteira de condutor de veículos de tração animal.

Há uma área dedicada a brinquedos que caíram em desuso, mas que possuem forte valor afetivo até hoje, como bilboquês, cinco-marias e bodoques.

A abertura ocorrerá na semana de aniversário de Caçapava do Sul. Confira a agenda da inauguração:

Programação de inauguração:

21. 10 (quinta)

– 19h – Abertura oficial para autoridades

22.10 (SEXTA)

– 18h – Abertura oficial para o público.

– Exposição “Estava assim quando a gente chegou” – 20 fotos que mostram o processo de montagem da Casa de Cultura

– Conversa com a equipe da Casa, Juarez Teixeira, João Timótheo Machado, Gisele Teixeira e Luiz Antônio Beck)

– 19h30 – Pocket-show de choro e samba antigo

23. 10 (SÁBADO)

– 16h30 – CINCO AUTORES NA CASA – sessão simultânea de autógrafos, cada escritor numa sala da Casa de Cultura, com os escritores:

Alcy Cheuiche – lançamento do livro “Uma Vela Acesa Descendo a Correnteza”

Ariane Severo – autógrafos de “Freud de Viena a Paris”

André Dalmazzo – autógrafos de “De Cola Atada – ditos no Sul”

Juarez Teixeira – autógrafos de “Parando Rodeio nas Lembranças”

Ricardo Mayer – autógrafos e lançamento do livro “Bombas de Chimarrão, Origens, Tradição e Cotidiano”

– 18h – Lançamento da Feira do Livro Sem Fronteiras

– 18h30 – 21h – Serenatas da Casa – encontro de músicos que participam do projeto

24. 10 (DOMINGO)

A partir das 11h – Mateada e Exposição de carros antigos ( 10 carros de colecionadores locais, entre eles DkwVemaguet 1962, DkwBelcar 1964, Volkswagen Karmann-ghia 1964, Kombi 1975)