No Meio-Dia: a inflação em alta, a previsão de chuva no feriadão e mais notícias desta sexta

Ouça o Podcast Meio-Dia também em outras plataformas de áudio: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

A Secretaria Estadual da Saúde emitiu alerta para um surto da Doença Diarreica Aguda. Essa síndrome tem como principal sintoma a diarreia, que pode ser acompanhada de dor abdominal, náusea, vômito e febre. Vinte e cinco municípios do Rio Grande do Sul já registraram casos. Os surtos da doença foram identificados desde o final de agosto e, em algumas cidades, têm como agente causador o norovírus, conforme a Secretaria.  A doença é transmitida pelo consumo de água ou alimentos contaminados e, ainda, através do contato com superfícies contaminadas pelo norovírus.

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo acelerou 1,16%. É o maior patamar para o mês de setembro desde 1994. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em 12 meses, a inflação quebrou a barreira dos dois dígitos e chegou a 10,25%. Desde janeiro, a inflação tem alta de 6,9%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta. O maior impacto foi da habitação, influenciado principalmente pela alta da energia elétrica. Na sequência, vieram transportes e alimentação e bebidas.

E um carro pegou fogo na manhã desta sexta-feira, em Porto Alegre. O incidente ocorreu no viaduto Dom Pedro I, que fica na avenida Borges de Medeiros, quase no entroncamento com a José de Alencar. O motorista, de 62 anos, não se feriu. O fogo se alastrou rapidamente, destruindo totalmente o carro. O trânsito já foi normalizado.

A sexta iniciou com muita variação de nebulosidade no estado. Ao longo do dia, as instabilidades retornam ao centro e norte gaúcho, trazendo chuvas acompanhadas de descargas elétricas. No noroeste e norte gaúcho, há risco de temporais localizados com eventual queda de granizo e rajadas de vento. E o feriadão será marcado por tempo instável no Rio Grande do Sul. Neste sábado, uma área de baixa pressão atmosférica mantém a chuva em forma de pancadas, ainda com risco de temporais isolados. No domingo, as chuvas se espalham para as demais áreas do Rio Grande do Sul, com chance de chuva forte e rajadas de vento. Segue o risco para granizo isolado. Na segunda-feira, ainda teremos chuva no Estado. E só terça que o tempo firme volta a predominar sobre o Rio Grande do Sul.

Assine e ouça o podcast Meio-Dia na sua plataforma de áudio preferida: