Editora retira de circulação livro de doutorando da UFRGS investigado por racismo

Em nota, a editora de Curitiba, no Paraná, disse que embora respeite diferentes posições políticas, não tolera casos de racismo, homofobia, misoginia e afins, pois não são ideologias, são crimes

A empresa Kotter Editorial anunciou a retirada de circulação de um livro de Álvaro Hauschild, de 29 anos, doutorando em Filosofia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Ele é acusado de cometer um ato de racismo contra Sérgio Renato da Silva Júnior, 24 anos, estudante de Políticas Públicas também da UFRGS.

Em nota, a Editora de Curitiba, no Paraná, disse que “embora publiquemos autores ideologicamente comprometidos com a democracia, o progressismo e a justiça social, respeitamos todas as demais posições como legítimas e meritórias. Exceto casos de racismo, homofobia, misoginia e afins, pois não são ideologias, são crimes”, concluiu.

O caso está na Delegacia de Combate à Intolerância, em Porto Alegre. O fato se deu quando o acusado passou a enviar uma série de mensagens à namorada de Sérgio. No conteúdo da conversa, Álvaro afirma que ela “merece coisa melhor”, e diz que os negros possuem características genéticas diferentes, entre elas “exalar um cheiro típico”.

Também em nota, o PPGFil (Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRGS) disse que “junta-se publicamente à pressão da comunidade universitária e da sociedade civil para que não haja complacência com infrações de nossos códigos disciplinares e, em especial, com violações dos direitos e garantias fundamentais protegidos por nossa Constituição”.