Inter enfrenta o São Paulo de olho no Gre-Nal e tentando equilibrar defesa e ataque

O técnico Diego Aguirre tem desafios no plano técnico e tático de devolver a consistência defensiva que a equipe possuía até jogos atrás, mas também proporcionar mais criatividade de alternativas para o setor ofensivo

O Inter enfrenta o São Paulo, neste domingo (31), no Morumbi, às 18h15, pelo Campeonato Brasileiro. O Colorado é sexto colocado na tabela da competição nacional, com 41 pontos. Se vencer o Inter não sobe na tabela, pois os cinco times do pelotão da frente já se desgarraram dos demais.

O objetivo, portanto, é manter o lugar no G-6. Para isso, precisa encontrar soluções para desfalques que terá para a partida contra o Tricolor Paulista. Gabriel Mercado, Rodrigo Dourado e Patrick estão suspensos. Ontem, houve a confirmação de quatro baixas por lesões: Daniel, Moisés, Taison e Palacios.

Além das ausências, o técnico Diego Aguirre tem desafios no plano técnico e tático de devolver a consistência defensiva que a equipe possuía até jogos atrás, mas também proporcionar mais criatividade e alternativas para o setor ofensivo.

O Inter fez 37 gols no campeonato, sendo que 20, mais da metade, foram ou de Yuri Alberto ou de Edenílson. Mesmo sendo também o sexto melhor ataque do campeonato, é evidente a dependência do Inter da qualidade desses atletas.

Alguns números dos dois últimos jogos do Inter, contra Bragantino e Corinthians, adversários diretos pela vaga na Libertadores, podem ajudar a entender o que pode melhorar. Os dados são do site SofaScore.

Mais dribles

Em ambas as partidas o Inter tentou menos dribles que o adversário. Contra o Corinthians foram 10 tentativas do Colorado, contra 26 do Timão. E os paulistas ainda acertaram mais: 73%, enquanto o Inter ficou nos 40%.

Contra o Bragantino, situação semelhante. O Inter tentou 18 dribles contra 32 do adversário. No entanto, em termos percentuais, o Inter se saiu melhor, com 78% de acerto. Mesmo assim, em números totais, o Bragantino foi melhor, com 22 x 14.

Os dribles passam direto pelo meio-campo, já que o Inter joga hoje em uma espécie de 4-5-1, em que Taison, por vezes, faz função de segundo atacante. Com característica de drible, no atual esquema, haveria Taison e Patrick, mas este último não tem repetido as boas atuações de outros tempos.

O meio-campo

Um ponto de mudança no trabalho de Aguirre no Inter foi quando o treinador optou por iniciar o meio-campo com dois jogadores da primeira função: Rodrigo Lindoso e Rodrigo Dourado. O jogo contra o Flamengo foi marcante, pois tudo deu certo e o Inter empilhou gols no Maracanã com essa formatação. Porém, quando ocorre a exigência de um futebol mais “propositivo”, o Inter mostra dificuldades.

No jogo contra o Corinthians, há dois lados a serem analisados. O Inter teve 18 interceptações contra 8 do Corinthians, o que confirma a boa capacidade do atual esquema de retomar a posse. Porém, houve uma grande discrepância em relação aos duelos por baixo. O Corinthians teve 66 vitórias contra 32 do Inter. O que é estranho, já que o objetivo do atual meio-campo é justamente ser mais marcador e seguro.

Chamou atenção também o número de faltas que o Inter fez na partida, 23 a 11. Situação semelhante ao do jogo contra o Bragantino, 18 faltas que resultaram em 4 amarelos. O quinto foi recebido por Bruno Méndez no banco.

Em ambas as partidas o Inter teve menos a bola, o que também está relacionado com o meio-campo. Mas essa é a filosofia colorada atual. Contra o Bragantino, porém, ela não foi suficiente para o Inter conter o adversário, que teve 15 finalizações a 9, e também contra o Corinthians, quando os paulistas tiveram 13 chutes a 11.

Portanto, a discussão sobre a possibilidade de o Inter utilizar jogadores de mais movimentação se mantém.

Pendurados

Desfalques para amanhã, Moisés e Taison estavam pendurados. Resta ainda o risco de perder para o clássico Gre-Nal, dos que costumam ser titulares, Saravia, Maurício e Yuri Alberto.

Transmissão

A partida será transmitida pelo Premiere

Arbitragem

Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistente: Fabricio Vilarinho da Silva (GO)
Assistente: Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)