Hospital Regional de Santa Maria tem bloco cirúrgico inaugurado

O governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, participaram da inauguração do bloco cirúrgico do Hospital Regional de Santa Maria.

O governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, participaram, nesta quarta-feira (27), da inauguração do bloco cirúrgico do Hospital Regional de Santa Maria.

Com a abertura do bloco cirúrgico, o hospital passa a realizar atendimentos hospitalares em outras especialidades para além da assistência aos pacientes da covid-19.

“Hoje, é dado mais um passo de tantos que foram dados, mas é um passo decisivo para que o Regional efetivamente se torne um hospital geral. Desde já vamos colocar em operação os serviços de média complexidade em Cardiologia e, em seguida, avançaremos para a alta complexidade, para ser cada vez mais uma referência no Rio Grande do Sul”, destacou o governador.

Uma demanda antiga da comunidade, o Hospital Regional de Santa Maria começou a ser construído com recursos do Ministério da Saúde e do governo do Estado ainda em 2010, e foi oficialmente inaugurado em 2018.

Desde então, vinha abrindo gradativamente novos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até o início da pandemia. A partir de março de 2020, a instituição passou a ser referência para Covid-19 na região.

Neste primeiro momento, serão realizadas, mensalmente, 55 cirurgias (25 gerais, 20 vasculares e 10 torácicas), 150 internações clínicas e cinco procedimentos colangiopancreatografias (CPRE).

O novo bloco conta com uma sala cirúrgica de médio porte e um ambulatório para cada uma das especialidades (cirurgia geral, vascular e torácica).

Na área ambulatorial, o hospital oferecerá 9.866 procedimentos de média complexidade e 73 procedimentos de alta complexidade por mês.

Leitos 

Os 30 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 40 leitos clínicos que já funcionam no hospital estavam, até o momento, reservados exclusivamente aos pacientes covid-19. Agora, passam a ser destinados também aos novos serviços.