Funcionários de empresa que faz coleta de lixo entram em greve em Porto Alegre

Prefeitura de Porto Alegre montou um esquema próprio para evitar que os resíduos se acumulem.

Os trabalhadores da empresa Litucera Limpeza e Engenharia Ltda, que realizam o recolhimento manual de lixo domiciliar em Porto Alegre, paralisaram as atividades na noite desta sexta-feira (15). Os funcionários da terceirizada, que atua em caráter emergencial desde junho, reclamam sobre o pagamento do vale-alimentação por parte da terceirizada. Como consequência, houve interrupção total da coleta de lixo na cidade. A Prefeitura montou um esquema próprio para evitar que os resíduos se acumulem.

Os trabalhadores em greve reclamam que não recebem o vale-alimentação desde a semana passada. A empresa teria proposta realizar o pagamento na sexta-feira (15), o que não aconteceu. A Prefeitura de Porto Alegre afirma que um repasse à Litucera só pode ser realizado após a constatação de que todos os documentos, inclusive os que tratam dos direitos trabalhistas, estejam de acordo com a legislação. A empresa não se manifestou sobre o suposto atraso.

Durante este sábado (16), uma equipe de aproximadamente 100 pessoas e 35 caminhões próprios fazem o recolhimento dos resíduos. As coletas automatizada (contêiner) e seletiva seguem operando normalmente. Os bairros que tiveram o recolhimento de resíduos afetados na noite desta sexta-feira, 15, foram Azenha, Partenon, São João, Santana, Santo Antônio, Navegantes, Floresta, São Geraldo, Santa Cecília, Jardim Botânico e Aparício Borges.

O prefeito Sebastião Melo convocou reunião com os órgãos municipais e representantes da prestadora de serviço para encaminhar uma solução. A prefeitura pede aos moradores que, dentro do possível, evitem colocar os resíduos na calçada até que a situação seja normalizada.

Problema na coleta de lixo não é novo

Em junho de 2021, funcionários da empresa B.A. Meio Ambiente – até então responsável pela coleta de lixo em Porto Alegre – entraram em greve. Os garis reclamavam de atrasos em pagamentos, como o de férias. O contrato da empresa acabou rescindido e a Litucera foi contratada de forma emergencial até dezembro.