Grêmio sofre gol no fim e perde para o Santos no Brasileiro

Tricolor teve mais uma atuação abaixo do ideal, em um jogo de mais entrega do que brilhantismo. Gol do Santos no apagar das luzes só ratificou os contornos dramáticos da situação gremista

E o Grêmio perdeu mais uma. Mesmo com o todo o discurso motivacional, o apelo para a aura imortal, o simbolismo de Felipão, nada tem sido suficiente para tirar o Tricolor do buraco em que está colocado desde o início do Campeonato Brasileiro. Dessa vez, a derrota foi para o Santos, na Vila Belmiro. Adversário direto na luta contra o rebaixamento. O placar final foi de 1 a 0 para o Peixe, gol marcado por Wagner Leonardo, já nos acréscimos da etapa final.

O tricolor não teve uma atuação boa, ameaçando em poucas oportunidades a meta adversária. Ao mesmo tempo, o Santos chegava mais, mas sem muita inspiração. No primeiro tempo, Brenno fez boas defesas, garantindo a igualdade no placar. O Grêmio teve apenas uma chegada com Alisson, que parou no goleiro.

Como nos últimos jogos, o Grêmio não tinha muita consistência tática, nem ofensiva nem defensivamente. Felipão veio com uma formatação diferente das últimas partidas. Apostou em um esquema com três zagueiros, mas o time parecia não se achar. Individualidades que até meses atrás eram referências ou promessas, hoje prejudicam o time, e já não aparecem como solução, como Diego Souza, Douglas Costa, Kannemann e outros.

No segundo tempo vieram as trocas de ambas as partes. O Santos ficou mais ofensivo enquanto Felipão apostou em Ferreira. O ponta entrou ligado e foi o único a trazer ameaças para o Santos. Também entraram Churín e Jean Pyerre, mas estes pouco acrescentaram. O gol do Santos, aos 46 da etapa final, foi seguramente um baque psicológico imenso. O jogo, ainda que aberto, tendia para o empate, ruim para ambos.

Foi quando em um cruzamento de Carlos Sánchez, a bola foi rebatida e sobrou para Marinho chutar sem jeito de fora da área. A bola foi até Wagner Leonardo, no centro da área, e ele meio no susto rebateu a bola para o gol. Em um primeiro momento, o gol foi anulado por impedimento, mas, após interferência do VAR, foi validado.

Depois do jogo houve confusão. Rafinha, do Grêmio, foi expulso. Já o Goleiro Brenno saiu chorando. É a crise gremista que parece não ter fim.

Situação e próximo jogo

Sem tempo para lamentar o Grêmio já precisa pensar no próximo adversário pelo Brasileirão. O Tricolor enfrenta o Fortaleza, na quarta-feira, às 20h30, no Castelão. O Grêmio é 19º colocado, com 23 pontos, a 5 pontos do Santos, primeiro time fora do Z-4.

A rodada foi ruim para o Grêmio. Isso porque adversários diretos do Tricolor na luta contra o rebaixamento venceram na rodada. No sábado, o Sport venceu o Corinthians por 1 a 0, na Arena de Pernambuco, e o Bahia foi até a Arena da Baixada, em Curitiba, derrotar o Athletico-PR por 2 a 0.

Escalações

Santos

João Paulo; Vinícius Balieiro (Madson), Velázquez e Wagner Leonardo; Marcos Guilherme (Diego Tardelli), Camacho (Jobson), Carlos Sánchez e Vinícius Zanocelo (Felipe Jonatan); Lucas Braga, Marinho e Léo Baptistão (Gabriel Pirani) – 3-4-3Técnico: Fábio Carille

Grêmio

Brenno; Ruan, Kannemann e Rodrigues (Ferreira); Vanderson, Thiago Santos, Lucas Silva (Mateus Sarará), Rafinha e Alisson; Douglas Costa (Jean Pyerre) e Diego Souza (Churín) – 3-5-2Técnico: Luiz Felipe Scolari

Arbitragem

Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Assistente: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ)
Assistente: Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)