Em operação contra "novo cangaço", 25 integrantes de quadrilha são mortos em Varginha, MG

Quadrilha se organizava para fazer ataque a agências bancárias durante o feriadão de Finados.

Vinte e cinco indivíduos suspeitos de participarem de uma organização criminosa especializada em roubos a bancos foram mortos em Varginha, no Sul de Minas Gerais. Armamento composto de fuzis, pistolas e carabinas foram apreendidos na ação policial conjunta entre Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Batalhão de Operações Policiais Especiais.

Conforme informações da Polícia Militar de Minas Gerais, a quadrilha se organizava para fazer ataque a agências bancárias durante o feriadão de Finados. Os alvos seriam estabelecimentos bancários da própria cidade de Varginha. A quadrilha pretendia atacar e bloquear a resposta de um batalhão de polícia militar e, assim, atacar as agências. A PMMG conseguiu rastear a ação dos ladrões através de informações de inteligência e agiu, com suporte da PRF e do Bope, para impedir os ataques.

Foram dois confrontos: no primeiro, 18 indivíduos foram mortos. Armas, carregadores e coletes à prova de balas foram apreendidos. Na sequência, houve o segundo confronto em um sítio, com mais sete mortes, com mais um arsenal apreendido. Foram recolhidos ao menos 10 fuzis, metralhadoras .50, além de explosivos, munições, carregadores, granadas, coletes balísticos e miguelitos (pregos torcidos e soldados). Ao menos 10 carros em situação de roubo também foram localizados nas propriedades onde os criminosos se escondiam.

De acordo com a porta-voz da Polícia Militar mineira, capitão Layla Brunela, os bandidos se preparavam para realizar grandes assaltos na sul de MG. “Posso adiantar que essa é a maior operação referente ao novo cangaço no país. Muitos infratores fariam um roubo a banco, provavelmente na data de amanhã ou hoje, e foram surpreendidos pelo nosso serviço de inteligência integrado com a PRF. Foi uma ação conjunta que resultou na apreensão de um grande armamento, além de explosivos e coletes à prova de bala que eram utilizados por esses infratores”, disse, em vídeo divulgado pela corporação em rede social.