Domingo de ganhar ou ganhar para o Grêmio contra o Palmeiras

Tricolor deve ter retorno de Geromel

O domingo (31) será mais um dia para os gremistas renovarem as esperanças de ver o Tricolor fora do Z-4. A tarefa é árdua porque não será nessa rodada que o Grêmio se verá livre da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Imortal é o 19º colocado na tabela, com 26 pontos, sete a menos que o Ceará, primeiro time a escapar da queda para a Série B neste momento.

Situação da tabela antes dos jogos deste domingo

A situação do Grêmio se complicou porque os adversários na briga contra o rebaixamento vêm pontuando nas últimas rodadas. Ontem, o Santos conseguiu um bela vitória de 1 a 0 contra o Athletico, na Arena da Baixada, e chegou a 35 pontos, abrindo vantagem da parte de baixo da tabela.

O Bahia vem de dois empates contra inimigos diretos na briga contra o rebaixamento. No meio da semana, ficou no 1 a 1 na Arena Fonte Nova contra o Ceará e, ontem, veio a Caxias do Sul e não saiu do 0 a 0 com o Juventude. Com os resultados, alcançou os 33 pontos. Já o Juventude é o primeiro rebaixado com 30 pontos.

Assim, outros dois jogos que interessam de forma mais imediata ao Grêmio neste domingo são o confronto do próprio Ceará contra o Fluminense, e a partida entre Sport e Atlético-GO. O Sport está uma posição acima do Grêmio, com um ponto a mais.

A missão contra o Palmeiras

O adversário do Grêmio de hoje é o Palmeiras, na Arena, às 16h. A partida é válida pela 29ª rodada da competição nacional. E uma vitória gremista pode marcar a quebra de um jejum que já dura cinco anos contra o Verdão em jogos realizados na Arena. A última vez que o Grêmio venceu o Palmeiras em casa foi em agosto de 2016.

Para a partida, o Tricolor conta com o retorno de Geromel. Ele se recuperou de fratura no pé. Assim, a vitoriosa dupla do zagueiro gremista com o companheiro Kannemann, que também teve problema físico ao longo da temporada, só que no quadril, deve atuar junta pela 12ª vez na temporada. O retrospecto dos outros 11 jogos tem dois lados. Nessas partidas, o Grêmio perdeu cinco vezes e venceu apenas duas, mas ao mesmo tempo a equipe não tomou gols em cinco desses jogos.

No plano coletivo, o Grêmio, além da vitória a qualquer custo, o Tricolor precisa consolidar um novo modo de jogo após a última passagem frustrada de Felipão, quando o Grêmio empilhava atuações em que empregava muita vontade mas pouca organização. No último jogo de Felipão antes de sua saída, contra o Santos, por exemplo, o Grêmio criou pouco, teve pouco a bola e se resumiu a tentar parar o Santos com faltas (25) e afastar bolas (26). Dados do site SofaScore.

Contra o Atlético-GO, apesar da derrota, com diversos erros, sobretudo no segundo tempo, o Grêmio ensaiou algo. Na primeira etapa, o Tricolor teve 60% da posse da bola, com 10 chutes. Quatro deles acertaram o gol. O Grêmio era comandado pelo camisa 10, Douglas Costa, que buscava a bola e tentava jogadas incisivas, porém nenhuma delas concluídas em gols. O gol do Atlético, ao final da primeira etapa, foi um banho de água fria.

Na coletiva, Vagner Mancini saiu em defesa do grupo e disse que, apesar dos erros, a equipe cumpriu o que foi treinado. “Sobre o jogo acima de tudo. Nós tivemos uma grande oportunidade no primeiro tempo de fazer o placar do jogo. O Grêmio teve uma desenvoltura muito boa. Jogou com velocidade, com transição. Tudo aquilo que nós havíamos pedido no vestiário foi feito. Agora nós esbarramos em alguns erros, que acontecem em um jogo de futebol”, ponderou.

Volta das organizadas

O Grêmio terá 4 organizadas de volta ao estádio amanhã após elas terem recebido suspensão pela Justiça por participarem de atos violentos em um protesto no CT Luiz Carvalho, em setembro. Segundo o MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul), as partes envolvidas colaboraram na identificação dos envolvidos no caso.

As torcidas são: Garra Tricolor, Geral do Grêmio, Torcida Jovem e Rasta do Grêmio.

Arbitragem

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistente: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
Assistente: Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
Var: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

Transmissão

A partida será transmitida pela RBS TV e no Premiere

Esquema de trânsito

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) divulgou um esquema de trânsito e transporte para a partida. Confira alguns destaques:

Transporte Coletivo:

Linha F04 Futebol Arena – Saída do Largo Glênio Peres, no Centro, a partir das 14h. Depois do jogo, embarque no Terminal Pe. Leopoldo Brentano e desembarque no Largo Glênio Peres.

Linha T2.3 Arena – Saída no Terminal da rua Peri Machado, a partir das 13h30. Após a partida, embarque no Terminal Voluntários da Pátria e desembarque na Peri Machado.

Todos os veículos disponibilizados para o evento são acessíveis.

Lotação:

Linha 60.4 Parque Humaitá – Saída no Terminal Sete de Setembro, a partir das 14h, e desembarque na av. A. J. Renner. No fim da partida, saída na av. Padre Leopoldo Brentano e desembarque na Sete de Setembro.

No fim da partida haverá mais duas linhas de lotação com destino aos bairros. São elas:

Linha 60.5 Jardim Dona Leopoldina , saindo da Arena e realizando o seguinte itinerário:
Frederico Mentz, Dona Theodora, A J Renner, Farrapos, Cairu, Presidente Roosevelt, av Brasil, Assis Brasil, Baltazar, Martin Félix Berta.

Linha 30.2 Partenon Pinheiro saindo, da Arena e realizando o seguinte itinerário:
– Frederico Mentz, Dona Theodora, viaduto Leonel Brizola, Ceará, Terceira Perimetral, Ipiranga, Cristiano Fischer, Bento Gonçalves, Lomba do Pinheiro.

Outra opção é a Trensurb. Torcedores que utilizarem o metrô deverão desembarcar na estação Anchieta, a cerca de 1,5 quilômetro da Arena.

Bloqueio de trânsito:

Atenção para quem for de carro ao estádio: Após a partida, quem estacionar no E1, com saída pelos portões 3, 4 e 5, e no E2 poderá ser direcionado para a BR-448, sentido Porto Alegre-Canoas, com possibilidade de retorno na Prainha de Paquetá. O deslocamento é de cerca de 4,5km. Quem estacionar no E1, com saída pelos portões 1 e 2, será direcionado para a avenida Voluntários da Pátria.