Sobe para 9 número de mortes após desabamento em gruta em São Paulo

Corpo de Bombeiros afirma que não há mais desaparecidos. Um sobrevivente foi retirado do local com fraturas e hipotermia.

Nove pessoas morreram após o desabamento de uma gruta no município de Altinópolis, em São Paulo. O acidente ocorreu durante treinamento de bombeiros civis na região. Um ferido foi socorrido e encaminhado para o Pronto Socorro com fraturas e hipotermia. Outras 18 pessoas não se feriram.

Conforme o Corpo de Bombeiros, o acidente na caverna ocorreu durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros conseguiu chegar ao local por volta das 3h da manhã Ao todo, 28 pessoas participavam de um treinamento dentro de uma gruta para resgate de vítimas em áreas remotas. O teto dessa estrutura caiu sobre 10 pessoas que participavam do exercício.

A primeira morte foi confirmada por volta das 13h deste domingo e outras duas às 16h. No entanto, no fim da tarde, o Corpo de Bombeiros de São Paulo confirmou mais quatro óbitos, elevando o total de vítimas para 7. Por volta das 19h10, foram confirmadas a oitava e a nona mortes. Os corpos ainda precisam ser transladados para a base operacional da Polícia Militar de São Paulo.

Ainda existe o trabalho para remover as vítimas de dentro da Gruta Duas Bocas. O local é difícil acesso, o que dificultou a agilidade nos resgates, e houve necessidade de escoramento da estrutura para impedir novos desabamentos. A caverna fica a 1,5 quilômetro do último ponto onde é possível chegar de carro. Foram mobilizados 75 bombeiros em 20 viaturas.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirmou que uma força-tarefa foi montada para atuar no local. “Um grupo de especialistas em resgate, acompanhado por técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, decolou em um King Air da PM às 11h30 do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, rumo ao município para reforçar o trabalho”, afirmou a pasta, em nota.