Depois de várias ações de violência no RS, Brigada Militar lança plano de operações especiais

Depois de várias ações de criminosos, por falta de policiamento, a Brigada Militar lançou, nesta quarta-feira (6), um plano de operações especiais no Estado.

Nos últimos dias, não faltaram pautas relacionadas à violência pela falta de segurança no Rio Grande do Sul, principalmente na Capital e na região metropolitana.

Depois de várias ações de criminosos, por falta de policiamento, a Brigada Militar lançou, nesta quarta-feira (6), um plano de operações especiais no Estado.

“A Brigada Militar desencadeia em outubro uma série de operações especiais, integrantes de um novo Plano Tático-Operacional, que consiste na articulação policial militar por áreas de Comandos Regionais”, disse o governo do Estado.

“Com base nas diretrizes do programa RS Seguro, a cada semana, determinados Comandos Regionais da corporação desenvolverão operações específicas, focando na prevenção da violência e na contínua redução dos indicadores de criminalidade, que vem sendo computada”, completou.

De acordo com o governo do Estado, o objetivo é reforçar a prevenção de delitos; maximizar ações de visibilidade e da presença policial nas ruas.

“Aumentando a sensação de segurança para as comunidades; e promover repressão qualificada e respostas adequadas à criminalidade e à violência, em um sistema dinâmico, com atividades monitoradas e reavaliadas para melhor eficácia do trabalho”, disse.

Com o novo Plano Tático-Operacional, a Brigada Militar também busca ampliar a integração com outros órgãos de segurança e com as comunidades onde as operações acontecerão até o final de 2021.

Além dos 16 Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo (CRPOs), que incluem o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), estarão atuando, dentro de suas especialidades ou em apoio às ações, os Comandos Rodoviário (CRBM), Ambiental (CABM), de Polícia de Choque (CPChq) e de Órgãos Especiais (COE), o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Aviação da Brigada Militar.

Nesta semana, as operações terão início em diversas áreas de Comandos Regionais. As duas primeiras ações ocorreram na segunda-feira (4), nos CRPOs Sul e Alto do Jacuí. Na região Sul, oito cidades foram abrangidas.

Durante as operações, foram realizadas abordagens em pontos estratégicos e executadas ações de combate à exploração de jogos de azar no município de Camaquã, onde em um estabelecimento comercial foram flagradas cinco máquinas em funcionamento.

De acordo com a Brigada Militar, um homem foi preso e liberado após lavratura de termo circunstanciado.