Começa elaboração do laudo que definirá o futuro do Esqueletão em Porto Alegre

O laudo irá avaliar as condições do Edifício Galeria XV de Novembro, conhecido como Esqueletão, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre.

Os serviços para elaboração do laudo que irá avaliar as condições do Edifício Galeria XV de Novembro, conhecido como Esqueletão, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, começaram nesta terça-feira (26).

As inspeções que definirão o futuro da construção serão feitas por técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por meio de um acordo de cooperação firmado entre a prefeitura e a instituição.

A elaboração do laudo ficará a cargo do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (Leme) e tem prazo de conclusão de 13 meses, com 22 semanas de atividades técnicas.

Serão realizados levantamentos, ensaios de campo e vistorias que incluem o uso de equipamentos como drones.

“Iniciaremos um trabalho minucioso, onde a prefeitura irá investir quase R$ 255 mil. Vamos definir a real situação em que se encontra a construção e, através dos apontamentos técnicos, resolver de uma vez por todas esta questão que ficou marcada como um símbolo do abandono do Centro da nossa cidade”, diz o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.

Desocupação

O início dos trabalhos da UFRGS no local só foi possível depois da desocupação definitiva do prédio. Além da desocupação, foi necessário fazer a limpeza da construção.

Cerca de 20 garis trabalharam na remoção e coleta dos resíduos que estavam acumulados no imóvel. Segundo a prefeitura, eles retiraram 123 toneladas de material e entulho do local.