Começa elaboração do laudo que definirá o futuro do Esqueletão em Porto Alegre

O laudo irá avaliar as condições do Edifício Galeria XV de Novembro, conhecido como Esqueletão, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre.

Compartilhe:

Os serviços para elaboração do laudo que irá avaliar as condições do Edifício Galeria XV de Novembro, conhecido como Esqueletão, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, começaram nesta terça-feira (26).

As inspeções que definirão o futuro da construção serão feitas por técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por meio de um acordo de cooperação firmado entre a prefeitura e a instituição.

A elaboração do laudo ficará a cargo do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (Leme) e tem prazo de conclusão de 13 meses, com 22 semanas de atividades técnicas.

Serão realizados levantamentos, ensaios de campo e vistorias que incluem o uso de equipamentos como drones.

“Iniciaremos um trabalho minucioso, onde a prefeitura irá investir quase R$ 255 mil. Vamos definir a real situação em que se encontra a construção e, através dos apontamentos técnicos, resolver de uma vez por todas esta questão que ficou marcada como um símbolo do abandono do Centro da nossa cidade”, diz o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.

Desocupação

O início dos trabalhos da UFRGS no local só foi possível depois da desocupação definitiva do prédio. Além da desocupação, foi necessário fazer a limpeza da construção.

Cerca de 20 garis trabalharam na remoção e coleta dos resíduos que estavam acumulados no imóvel. Segundo a prefeitura, eles retiraram 123 toneladas de material e entulho do local.

 


Compartilhe: