Cada vez mais dramático: Grêmio perde para o Palmeiras e vê saída do Z-4 cada vez mais distante

O VAR acabou sendo o alvo da torcida. Após a partida, torcedores gremistas invadiram o gramado e quebraram a cabine do VAR. A televisão também flagrou trocas de socos nas arquibancadas.

Nos primeiros minutos, parecia que algo iria mudar. Logo aos 10 minutos da primeira etapa, Douglas Costa venceu a disputa com Marcos Rocha, avançou pela esquerda, driblou Gustavo Gómez e encontrou Diego Souza no meio da área. O centroavante colocou nas redes. O Grêmio fazia 1 a 0 no Palmeiras e jogava até bem. Mas não seria dessa vez.

O Palmeiras se reergueria no jogo e ainda nos últimos minutos da primeira etapa viraria o placar. Dois gols de Raphael Veiga, primeiro em um pênalti bobo cometido por Thiago Santos em cima de Marcos Rocha, depois em um belo chute de fora da área. O terceiro gol, de Breno Lopes, já aos 48 do segundo tempo, foi uma espécie de golpe de misericórdia: 3 a 1 para o Palmeiras na Arena.

Tudo dava errado para o Grêmio. Minutos antes do último gol do Palmeiras, que ficou longe de uma bela apresentação, o Grêmio havia marcado com Elias, empatando o jogo. A torcida foi ao êxtase. Mas o árbitro Savio Pereira Sampaio foi chamado pelo VAR e acabou anulando o gol, marcando impedimento do atacante tricolor. O árbitro de vídeo também havia aparecido no momento do pênalti que acabou no gol de empate do Verdão.

O VAR acabou sendo o alvo da torcida. Após a partida, torcedores gremistas invadiram o gramado e quebraram a cabine do VAR. A televisão também flagrou trocas de socos nas arquibancadas.

As cenas ocorrem no contexto da volta das organizadas do Grêmio após o MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) considerar que os integrantes de quatro torcidas envolvidas em um protesto violento no CT Luiz Carvalho, em setembro, colaboraram com as investigações e, por isso, podiam voltar a ocupar as arquibancadas da Arena.

Situação e próximos jogos

A situação do Grêmio só piora. Cada vez mais dramática. O Ceará, que começou o domingo como o primeiro time fora da zona de rebaixamento, venceu o Fluminense, foi a 36 pontos, e também se distanciou na tabela. O Grêmio segue na penúltima colocação, a sete pontos do Bahia, que passou a ser o 16º na tabela.

Agora vem uma sequência difícil pela frente. Na quarta-feira (3), o Grêmio joga partida atrasada da 19ª rodada contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte. Depois, no sábado (6), tem Gre-Nal.

Escalações

Grêmio

Brenno; Vanderson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Thiago Santos (Lucas Silva), Villasanti (Campaz), Alisson (Churín), Jean Pyerre (Jhonata Robert) e Douglas Costa; Diego Souza (Elias) – 4-5-1Técnico: Vagner Mancini.

Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Felipe Melo, Zé Rafael (Danilo) e Raphael Veiga (Breno Lopes); Gustavo Scarpa (Wesley), Dudu (Luiz Adriano) e Rony (Danilo Barbosa) – 4-3-3Técnico: Abel Ferreira

Arbitragem

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistente: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
Assistente: Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
Var: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)