Biden anuncia "maior investimento da história dos Estado Unidos" para clima

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou "o maior esforço para combater as mudanças climáticas na história" do país.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou “o maior esforço para combater as mudanças climáticas na história” do país, com centenas de bilhões de dólares destinados a serem disponibilizados para apoiar a energia limpa, veículos elétricos e novas defesas contra condições meteorológicas extremas.

O plano está na versão revisada do projeto de lei “Build Back Better” divulgada pela Casa Branca nesta quinta-feira (28).

As medidas ajudarão os Estados Unidos a cumprir suas metas no clima, criarão “milhões de empregos bem pagos”, permitirão que mais americanos fiquem ou entrem na força de trabalho e garantirão crescimento econômico.

Segundo o governo democrata, foram ouvidas posições de “todos os lados” envolvidos e houve negociações no Congresso. Por isso, Biden está confiante na aprovação na Câmara dos Representantes e no Senado.

“Estamos perante o maior investimento da história americana”, afirmou o democrata, referindo-se às medidas relativas às alterações climáticas contidas no seu novo plano.

De acordo com o comunicado, a proposta inclui US$555 bilhões em incentivos, investimentos e créditos fiscais destinados a impulsionar a implantação de energia renovável, como solar e eólica, bem como uma redução de impostos que renderá até US$12,5 mil para quem comprar um carro elétrico.

Além disso, o projeto ajudará a implantar novos ônibus e caminhões elétricos, criar resiliência da comunidade a incêndios florestais desastrosos e inundações e empregar 300 mil pessoas.

Ao todo, a Casa Branca afirma que a legislação reduzirá as emissões para o aquecimento do planeta em 1 bilhão de toneladas até 2030 e deixará os Estados Unidos  significativamente mais próximos de sua meta de reduzir a poluição por carbono na metade desta década.

“A estrutura reduzirá os custos de energia do consumidor, proporcionará aos nossos filhos ar e água mais limpos, criará centenas de milhares de empregos de alta qualidade e promoverá a justiça ambiental, investindo em um ambiente limpo, economia de energia – de edifícios, transporte, indústria, eletricidade e agricultura a práticas inteligentes para o clima em nossas terras e águas”, explica o texto.

Em entrevista coletiva, Biden ressaltou que o pacote ajudará a dobrar o número de carros elétricos nas estradas dos Estados Unidos em três anos e fornecer 500 mil novas estações de recarga para os veículos. “Mais uma vez, seremos os inovadores. É um grande negócio”, disse.

Entre os pontos do projeto também estão: garantir dois anos de pré-escola gratuita para todas as crianças de 3 e 4 anos do país; expandir o acesso a casas de repouso para idosos e pessoas com deficiência; expandir a cobertura de seguro-saúde; e reduzir custos para a classe média.

O governo argumenta que as medidas se pagam com o aumento na arrecadação tributária, diante do crescimento econômico maior.

Esta semana, Biden viajará para a Europa para o G20 e para as cruciais negociações climáticas na COP26.

O democrata afirmou que seria “muito, muito positivo” que o projeto fosse aprovado antes da cúpula do clima, a fim de reforçar a credibilidade americana e ajudar a convencer outros países a fazerem mais para enfrentar os incêndios florestais catastróficos, inundações e ondas de calor cada vez mais desencadeada pelo aquecimento global.