Assistente disse a Alec Baldwin que arma era segura

A responsável pelo controle das armas nas filmagens era uma jovem de 20 anos, que estava em seu primeiro trabalho na indústria cinematográfica

Um assistente da produção do filme “Rust” havia dito ao ator Alec Baldwin que a arma cenográfica que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins era segura. Segundo informações do inquérito divulgadas pela imprensa americana, essa garantia foi dada ao astro de 63 anos pouco antes do incidente que custou a vida de Hutchins e feriu o cineasta do longa, Joel Souza.

A arma havia sido entregue a Baldwin pelo assistente de direção David Halls, que, por sua vez, não sabia que o equipamento continha balas de verdade. Halls chegou a dizer “cold gun” (“arma fria”) para o ator.

Em seguida, Baldwin disparou acidentalmente no peito de Hutchins, que acabou morrendo, enquanto Souza, que estava atrás da diretora de fotografia, ficou ferido. A polícia apreendeu todas as armas e munições presentes no set.

A responsável pelo controle das armas nas filmagens era uma jovem de 20 anos, Hannah Gutierrez Reed, que estava em seu primeiro trabalho na indústria cinematográfica, de acordo com a BBC.

“Rust” estava sendo gravado em Santa Fé, no Novo México. No filme, Baldwin interpreta um bandido que tenta ajudar o neto adolescente a escapar de uma condenação por um homicídio acidental.

Em um post no Instagram, o astro disse que “não há palavras para descrever” seu “choque e tristeza com o trágico incidente que tirou a vida de Halyna Hutchins. “Estou de coração partido por seu marido, seu filho e todos aqueles que conheciam e amavam Halyna”, escreveu.