Aplicação da segunda dose da AstraZeneca deve ser retomada na sexta-feira em Porto Alegre

Uma nova remessa com 38 mil doses do imunizante será recebida pela Secretaria da Saúde de Porto Alegre nesta manhã.

A aplicação da segunda dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz permanece suspensa em Porto Alegre e deve ser retomada na sexta-feira (8). Conforme a Prefeitura do município, há falta de doses em todos os postos de saúde e outros locais de aplicação.

Uma nova remessa com 38 mil doses será entregue pelo Governo do Estado no final da manhã desta quinta-feira (7). À tarde, os imunizantes devem ser distribuídos pela Secretaria Municipal da Saúde nos pontos de vacinação. Por conta da logística para distribuir os imunizantes, a aplicação da segunda dose só será retomada nesta sexta-feira.

Quem recebeu doses de outras vacinas não é afetado pelo problema na distribuição da AstraZeneca. A segunda dose da Pfizer será aplicada em 35 unidades de saúde, além do Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres e nove farmácias parceiras. O intervalo de aplicação das doses da Pfizer/BioNTech é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose do imunizante pessoas vacinadas até 12 de agosto.

Com relação à segunda dose de Coronavac/Butantan, será mantido o intervalo de 28 dias. Assim, quem recebeu a primeira dose da CoronaVac até 9 de setembro já pode completar o esquema vacinal.