Vulcão de Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias

A erupção foi precedida por um pequeno terremoto, que foi sentido principalmente na área de Las Manchas, em El Paso, e causou uma enorme coluna de fumaça.

Roma, Itália – Ansa Brasil | O vulcão de Cumbre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19), às 15h12 (Horário local), e causou uma enorme coluna de fumaça na região. A erupção foi precedida por um pequeno terremoto, que foi sentido principalmente na área de Las Manchas, em El Paso. Até o momento, não há alerta de tsunami.

A atividade sísmica causada pela vulcânica começou há uma semana e deixou vários municípios das Ilhas Canárias em alerta.

Desde o início do fenômeno, o Instituto Geográfico Nacional registrou mais de 6, 6 mil pequenos terremotos na área de Cumbre Vieja, ao sul de La Palma. Nos últimos dias, as autoridades declararam o nível de alerta “amarelo” (o segundo de quatro) para os municípios de Fuencaliente, Los Llanos de Aridane, El Paso e Mazo, onde residem cerca de 35 mil habitantes.

No momento, apenas 40 pessoas que vivem nas aldeias vizinhas estão com mobilidade reduzida, e os animais das fazendas ao redor foram evacuados.

O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entra em erupção desde 1971 e ganhou destaque no Brasil, uma vez que seria o único que, em caso de erupção explosiva — nível mais alto de atividade vulcânica —, poderia ser capaz de provocar um tsunami com risco de atingir a costa brasileira.