Viaduto dos Açorianos, em Porto Alegre, será liberado para o trânsito; Saiba o que muda

A abertura total para o trânsito do Viaduto dos Açorianos ocorre nesta terça-feira (28). Marcada para as 7h, a liberação foi possível após a conclusão da obra.

A abertura total para o trânsito do Viaduto dos Açorianos ocorre nesta terça-feira (28). Marcada para as 7h, a liberação foi possível após a conclusão da obra de recuperação estrutural pela qual a construção passou.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, a construção recebeu a recuperação de pilares e vigas, tratamento da armadura e do concreto, bem como de fissuras e rachaduras, reforço da viga longitudinal central e lajes de transição.

Foram substituídos, ainda, os aparelhos de apoio, as juntas de dilatação e os drenos de escoamento de água. Conforme a prefeitura, ao todo, está sendo investido R$ 1,5 milhão na intervenção.

Trânsito

A EPTC informou mudanças no trânsito na região do Centro em razão da liberação do Viaduto dos Açorianos. Os condutores que se deslocam no sentido Sul-Norte, pela avenida Praia de Belas, podem cruzar a Avenida Loureiro da Silva pelo viaduto em direção ao Centro.

Da mesma forma, veículos que vêm da região central da Capital poderão seguir pela av. Borges de Medeiros em direção à zona Sul.

“Com a entrega, retornam ao fluxo original os itinerários do transporte coletivo e o fluxo das alças Leste e Oeste, que terão seu sentido invertido, retornando ao traçado anterior ao serviço de manutenção do viaduto”, destaca o diretor-técnico da EPTC, Flávio Caldasso.

Os cruzamentos criados também serão desfeitos e os dois semáforos instalados para as alterações serão retirados.

Para a liberação do Viaduto dos Açorianos, foram implantadas 41 placas (incluindo placas aéreas) e realizados 405 metros quadrados de pintura em sinalização viária.

Na noite desta segunda-feira (27) serão realizadas mais alterações na sinalização horizontal atual e, posteriormente à liberação, será complementada a revitalização do projeto viário da ciclovia da av. Loureiro da Silva e de toda a sinalização nas alças de acesso ao Viaduto.

Crédito: EPTC / PMPA