Semana começa com chuva e risco de temporais no Rio Grande do Sul

Há possibilidade de grandes acumulados de chuva, acompanhados de ventos, raios e até queda de granizo. 

A semana vai começar com instabilidade em todo o Rio Grande do Sul. Há possibilidade de grandes acumulados de chuva, acompanhados de ventos, raios e até queda de granizo.

Nesta segunda-feira, o Estado terá a atuação de uma frente quente – áreas de instabilidade que antecedem um dia de calor – que vai trazer chuva para todas as regiões gaúchas. As precipitações começam pelo Noroeste do Estado e se espalham pelo Rio Grande do Sul a partir da tarde.

Na Fronteira Oeste, há previsão de chuvas intensas a partir da segunda metade do dia, com grande volumes acumulados. A chuva pode vir acompanhada por muitos raios, rajadas de vento entre 40 a 50km/h e eventual queda de granizo.

Já na faixa Leste do Estado, incluindo Porto Alegre e região metropolitana, as chuvas chegam no período noturno, acompanhada de trovoadas.

Na terça, seguem as condições favoráveis para ocorrência de temporais. O dia será de tempo instável, com risco de temporais e ventania com volumes elevados de chuva e queda de granizo. No Sul e Leste, as rajadas podem passar dos 90 km/h. Os maiores volumes devem ocorrer na metade sul gaúcha.

Na quarta (8), temos a formação de uma frente fria e com isso a chuva segue em todo o RS ainda com risco de temporais. Mais uma vez os maiores volumes se concentram na Metade Sul. Os volumes de chuva são elevados neste dia sobre o Estado, o que pode gerar transtornos em áreas vulneráveis, como alagamentos e deslizamentos de terra.