Rio Grande do Sul tem queda de homicídios e latrocínios

O governo do Estado divulgou nesta sexta-feira (10) os indicadores de criminalidade no Rio Grande do Sul.

O governo do Estado divulgou nesta sexta-feira (10) os indicadores de criminalidade no Rio Grande do Sul.

Eles mostram que continua reduzindo os homicídios e também os latrocínios (roubos com morte), mas que os feminicídios estão aumentando no Estado.

De acordo com o balanço, em agosto, quando 13 mulheres foram assassinadas em contexto de gênero no Estado, frente aos quatro casos do mesmo período do ano passado, o aumento foi de 225%.

Das 13 vítimas de feminicídio em agosto, apenas duas tinham registro de ocorrência anterior contra o agressor. Em nove casos, o autor tinha vínculo amoroso ou familiar com a mulher.

Em relação aos homicídios, o total de vítimas caiu de 140 em agosto de 2020 para 108 no mesmo mês deste ano, uma redução de 22,9% e o menor total alcançado no período da atual gestão.

“Na série histórica, só houve somas menores para o período de um mês nos anos de 2005 e 2006, o que coloca o total atual de homicídios como o mais baixo em 15 anos. Em relação ao pior agosto já vivido no Estado, em 2015, quando 240 gaúchos foram assassinados, a queda chega a 55%”, disse o governo do Estado.

A sequência de reduções também fez despencar o número de homicídios no acumulado entre janeiro e agosto, segundo o governo gaúcho.

A comparação de oito meses do ano passado e de 2021 mostra queda de 1.266 vítimas para 1.043 – uma retração de 17,6% com 223 vidas preservadas.

A soma deste ano é também a menor para o período desde 2006 e equivale a 48,6% de queda na comparação com o pico da série histórica, em 2017, quando o Estado amargou 2.029 assassinatos no intervalo de oito meses.

RS Seguro

Dos 23 municípios que integram o RS Seguro, programa lançado pelo governo do Estado como forma de reduzir a criminalidade no território gaúcho, 16 tiveram queda ou estabilidade nos homicídios no comparativo com agosto do ano passado.

Seis completaram o mês sem nenhum assassinato: Cachoeirinha, Guaíba, Ijuí, Pelotas, Tramandaí e Capão da Canoa, que há cinco meses, desde abril, não registra homicídios.

Porto Alegre teve o agosto com o menor número de assassinatos desde 2010. Foram 12 vítimas ao longo de todo o mês, 25% menos do que as 16 de igual período no ano passado.