Projeto inovador será testado nos trilhos da Maria Fumaça na Serra gaúcha

O VLT foi desenvolvido pela Marcopolo Rail, que integra a Marcopolo Next, focada no desenvolvimento de novos meios de transportes sobre trilhos.

A Marcopolo vai testar o seu primeiro VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Chamado comercialmente de Prosper VLT, o veículo pode ser aplicado em rotas turísticas, para transporte urbano e metropolitano.

O VLT foi desenvolvido pela Marcopolo Rail, que integra a Marcopolo Next, focada no desenvolvimento de novos meios de transportes sobre trilhos.

A operação dos testes de comissionamento serão realizados no mesmo trajeto onde acontece o tradicional passeio da Maria Fumaça, trem do vinho, na Serra gaúcha.

A partir do dia 9 de setembro, até meados de outubro, a empresa fabricante será a responsável pelos testes do veículo que serão realizados das 22h às 6h, no trecho entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

Os testes fazem parte das últimas etapas para o registro do VLT e visam assegurar que os sistemas e componentes estejam projetados, instalados, testados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais.

O Prosper VLT não substituirá passeio com locomotiva histórica. As viagens de Maria Fumaça – Trem do Vinho, um dos passeios mais procurados por turistas que visitam o Rio Grande do Sul, seguirão acontecendo normalmente, pela manhã e tarde neste período em que o veículo estará em teste.

O VLT será utilizado em um novo roteiro turístico na região Sul do Brasil, ainda sem data prevista para operação.