Primavera terá chuva irregular e fenômeno La Niña

O equinócio da primavera no Hemisfério Sul será às 16h21 do dia 22 de setembro. É o início astronômico da primavera que se estende até às 12h59 de 21 de dezembro.

O equinócio da primavera no Hemisfério Sul será às 16h21 desta quarta-feira (22). É o início astronômico da primavera que se estende até às 12h59 de 21 de dezembro de 2021, quando se inicia o verão.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que, durante a primavera, os efeitos do fenômeno climático La Niña se farão sentir moderadamente em parte do Brasil, podendo afetar a regularidade das chuvas, principalmente na faixa centro-norte do país.

“Estamos esperando [a ocorrência do] La Niña durante a primavera, mas [o fenômeno] deverá ser de curta duração e não muito intenso”, disse, hoje (21), a coordenadora de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet, Márcia dos Santos Seabra.

Confira a previsão para primavera para a Região Sul:

Setembro: chuva dentro a acima da média sobre a maioria das áreas do Sul do Brasil, ficando abaixo da média no Oeste do Rio Grande do Sul; temperatura dentro da média histórica em Santa Catarina  e no Paraná, abaixo da média no Rio Grande do Sul.

Outubro: volume de chuva no mês abaixo da média no Rio Grande do Sul; dentro da média em Santa Catarina e no Paraná; temperatura dentro a acima da média em toda a Região Sul do Brasil.

Novembro: volume de chuva abaixo da média, de forma geral; temperatura dentro da média.