Porto Alegre oferece teste inovador de HIV que pode ser feito em casa

Porto Alegre será uma das quatro capitais do país a integrar o projeto A Hora é Agora, que tem como objetivo ampliar o acesso à testagem anti-HIV de populações

Porto Alegre contará com uma opção inovadora para testagem do HIV, vírus causador da Aids.

A cidade será uma das quatro capitais do país a integrar o projeto A Hora é Agora, que tem como objetivo ampliar o acesso à testagem anti-HIV de populações mais vulneráveis à infecção, por meio de autoteste de fluido oral ou por uma gota de sangue.

O lançamento do projeto foi nesta quarta-feira (29) no Centro de Saúde Murialdo em Porto Alegre. O acesso aos testes será pelo site www.ahoraeagora.org, novo canal para que o público-alvo maior de 15 anos e residente na Capital solicite o kit de autotestagem para HIV, também acessado via celular.

O projeto A Hora é Agora foi lançado em Curitiba, em dezembro de 2014, visando à expansão da testagem rápida e gratuita anti-HIV entre as populações mais vulneráveis à infecção.

Também está nas cidades de Campo Grande e Florianópolis. A ideia é promover a testagem de HIV, detectar precocemente o vírus causador da Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis e iniciar rapidamente o tratamento. O objetivo do programa é apoiar pessoas diagnosticadas e que vivem com HIV para que sigam o tratamento, essencial para a qualidade de vida.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC) e PEPFAR (sigla em inglês do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids, iniciativa governamental dos Estados Unidos para lidar com a epidemia global de HIV/Aids).

Como funciona

No site www.ahoraeagora.org, os usuários poderão solicitar o kit de testagem e recebê-lo em casa, pelos Correios, de forma totalmente gratuita. Existe também a opção de retirá-lo em um armário digital, usando um código, de forma sigilosa.

O armário está localizado no Shopping Total, que funciona das 10h às 22h. O usuário pode realizar o autoteste em casa ou onde mais se sentir confortável, pois ele é rápido, confiável, seguro, confidencial e de simples execução.

Em caso de resultado positivo, os participantes serão convidados a fazer o teste confirmatório no Centro de Saúde Murialdo. Em caso reagente/positivo ao HIV, o usuário realizará todos os exames necessários (incluindo carga viral e contagem de CD4 rápida) e poderá iniciar o tratamento antirretroviral no mesmo dia do diagnóstico.

A pessoa será vinculada a uma unidade de saúde e terá auxílio de um profissional da equipe do projeto A Hora é Agora. O telefone de contato do projeto em Porto Alegre é o (51) 3289-5740.