Pesquisador apresenta respiradores naturais em Maquiné

Pesquisador irá caminhar pelas ruas da cidade de Maquiné com o seu respirador natural.

Já imaginou como seriam as tarefas do cotidiano sem um recurso básico de sobrevivência como o oxigênio?

O Professor-Artista-Pesquisador Francesco D’Avila instiga reflexões desde 2016 nas ruas das cidades brasileiras e acredita que pensar novas formas de se relacionar com a natureza é tarefa primordial para todos, de uma forma
conjunta, sem divisões de países ou muros.

Nos dias 04 e 05 de outubro de 2021, como parte da programação da Amó- Temporada de Arte e Sustentabilidade, D’Avila irá caminhar pelas ruas da cidade de Maquiné com o seu respirador natural.

O trabalho, que é realizado desde 2016, ganhou novos contornos em função da pandemia do Covid-19. No trajeto pelas ruas da cidade, ele vai carregar o “Objeto Sustentável”. Um mecanismo de produção de oxigênio construído a partir de um pote médio de vidro posicionado em uma estrutura de ferro e interligado em uma máscara de oxigênio por mangueiras transparentes.

Dentro desta estrutura uma planta, terra e uma garrafa que libera sistematicamente gotas de água na planta. O trabalho busca provocar uma reflexão no público que se desloca pelas ruas das cidades brasileiras, sobre a degradação provocado pelo ser humano no espaço natural.

Ainda na programação da Amó- Temporada de Arte e Sustentabilidade, o artista irá realizar a oficina Respiradores, com estudantes da Escola Estadual de Educação Básica Lourenço Leon Von Langendonck.

Nesta prática, os estudantes se tornam coautores do trabalho, constroem seus respiradores e depois em cortejo se deslocam pelas ruas do entorno da escola.