Ouça no Meio-Dia: setor de serviços tem alta em julho e as principais notícias da manhã

O ciclone extratropical que atua sobre o Rio Grande do Sul causou problemas a municípios gaúchos na noite de ontem. Houve danos a casas, assim como queda de árvores na Região Noroeste e nas Missões. Mas não há registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas no Estado.

Esta terça-feira ainda deve ter chuva em algumas áreas devido à formação de uma frente fria sobre o Estado. Conforme a previsão, os maiores volumes são esperados para a região Norte, Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre e para o Litoral Norte. Na Capital, segue o alerta para temporais. Na Fronteira Oeste e na Campanha, o tempo abre ao longo do dia. A partir de amanhã, o tempo firme volta a predominar no Estado, trazendo de volta o frio. 

Um taxista foi morto a tiros na noite de ontem no bairro cavalhada em Porto Alegre. A principal hipótese trabalhada pela investigação é de latrocínio. Conforme a polícia, Gilberto Bof, de 72 anos, fazia uma corrida quando o passageiro anunciou o assalto. Logo depois, o criminoso efetuou dois disparos contra o taxista. A vítima morreu no local. O criminoso fugiu com o carro. O veículo foi encontrado abandonado na manhã de hoje no Bairro Santa Tereza. Ainda não há suspeitos para o crime.

Começou nesta terça-feira a vacinação contra a covid-19 para adolescentes com 17 anos ou mais em Porto Alegre. A imunização é realizada em 11 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa, até às 17 horas da tarde. Não há drive-thrus. A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde é de que pouco mais de 17 mil adolescentes nessa faixa etária sejam vacinados. Será mantida também a imunização de adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos.

O setor de serviços teve alta de 1,1 por cento em julho no Brasil. Os dados são do IBGE e a comparação é feita com o mês anterior. Esta é a quarta alta mensal seguida, o que leva o setor ao seu maior nível desde março de 2016. O setor avançou 17,8% em comparação com julho de 2020, a quinta taxa positiva seguida. O acumulado no ano foi a 10,7% e o acumulado em 12 meses (2,9%) manteve a trajetória de alta iniciada em fevereiro deste ano. No entanto, apesar do avanço em julho, os serviços prestados às famílias ainda operam 23,2% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, período pré-covid, conforme o IBGE.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: