Ouça no Meio-Dia: Porto Alegre começa aplicação do reforço da vacina contra Covid-19 e mais notícias da manhã

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

A Prefeitura de Porto Alegre começou a aplicação do reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 70 anos nesta quarta-feira. A imunização está disponível para os idosos nesta faixa etária que receberam a segunda dose até 11 de março, independente do imunizante aplicado. A Vacinação ocorre em 32 unidades de saúde durante o dia e em quatro à noite. Quem for receber a vacina precisa apresentar documento de identidade e a carteirinha com o registro das duas doses. Para pessoas com 17 anos ou mais, a vacina está disponível até às 17 horas da tarde em 14 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa para pedestres, no Bourbon Wallig para pedestres e para quem for de carro, e no Barra Shopping Sul, com acesso somente para carros. Também haverá vacinação à noite, das 18h até às 21h, em quatro unidades da Capital: Modelo, Ramos, São Carlos e Tristeza.

Também começa a valer hoje uma nova medida da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre. A Partir desta quarta-feira, o intervalo de aplicação das doses da vacina da Pfizer passa de dez para oito semanas. Assim, já podem receber a segunda dose pessoas vacinadas até 21 de julho. A decisão segue orientação do Ministério da Saúde, que recomenda a redução do intervalo do imunizante a partir da segunda quinzena de setembro.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou por unanimidade um Projeto de Lei que transforma a Superintendência do Porto de Rio Grande de Autarquia para Empresa Pública. A votação foi concluída no início da noite de ontem. Com a mudança, a expectativa da Superintendência é que os lucros fiquem com o porto e que a administração se torne mais profissional. A Superintendência prevê a implantação do novo status de Empresa Pública já para a virada do ano. O objetivo é começar 2022 com uma nova empresa, chamada Portos RS, que cuidará de toda a hidrovia, os três portos públicos, além da relação com os demais terminais concedidos e os terminais de uso privado.

O júri da mãe do menino Rafael Winques, morto pela própria mãe em Planalto, no Norte do Rio Grande do Sul, foi remarcado. O motivo, conforme o Tribunal de Justiça do Estado, é o ataque hacker sofrido em abril deste ano. Outro motivo é a necessidade de licitar a contratação de uma empresa para prestar apoio ao julgamento. Não foi especificado se o serviço terceirizado será de segurança, informática ou outro meio. A nova data para o caso ser levado a júri é 21 de março de 2022.

Laudo do Instituto Psiquiátrico Forense afastou a possibilidade que Bruna Nathiele Porto da Rosa sofra de transtornos mentais. Ela era a companheira da mãe do menino Miguel, que de acordo com a polícia teria sido jogado no rio Tramandaí, em Imbé, no Litoral Norte. Bruna foi considerada “plenamente capaz de entender o caráter ilícito de seus atos, bem como se determinar de acordo com o seu entendimento”. Para a polícia, ela e Yasmin Vaz dos Santos Rodrigues teriam realizado torturas contra o menino Miguel. E, na noite de 29 de julho de 2021, ambas colocaram a criança em uma mala, a carregaram até o rio Tramandaí e a jogaram na água. O corpo de Miguel ainda não foi localizado.

Depois da chuva o dia volta a ficar firme e frio no Rio Grande do Sul./ Uma massa de ar seco, de origem polar, avança sobre o Estado nesta quarta-feira. Pode chover de forma isolada somente em municípios da Serra e da Região Norte. Após uma manhã fria, que teve mínima de 4 graus em Bagé e 6 em Santa Maria, as máximas não devem ultrapassar os 20 graus.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: