Ouça no Meio-Dia: a morte do vocalista da banda Garotos de Ouro e mais notícias da manhã

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

A segunda-feira começou com chuva no Rio Grande do Sul. A precipitação, que iniciou intensa no sul e no oeste gaúcho, se estende para as demais regiões ao longo do dia. Há previsão de raios, vento forte e também queda de granizo. Em função da chuva, pode haver queda de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. A partir de amanhã, a chuva se restringe às regiões norte e nordeste. No sul e no oeste o tempo fica firme, mas com nebulosidade.

O Rio Grande do Sul recebe hoje um lote com 296 mil doses de vacinas contra a covid-19 da Pfizer. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o Ministério da Saúde não informou que uso o lote deve seguir. O imunizante da Pfizer é o único autorizado para aplicação em adolescentes no país./ Além disso, também deve ser o mais utilizado no reforço em idosos acima de 70 anos e pessoas com a imunidade comprometida.

Entram em vigor nesta segunda-feira os novos protocolos para o público em competições esportivas realizadas em Porto Alegre e demais municípios da chamada Região 10 do Sistema 3As de monitoramento da pandemia: Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha. As alterações constam no decreto publicado pela Prefeitura de Porto Alegre na última sexta-feira e estão de acordo com um outro decreto, esse do governo do Estado, publicado no início do mês de setembro, que dava o aval para o retorno da torcida aos estádios do Rio Grande do Sul. Com o novo modelo, o teto máximo de ocupação para ginásios, estádios ou similares é de 40% dos assentos até o limite máximo de 2.500 pessoas. O público deve permanecer sentado e com distanciamento mínimo de 1 metro. 

O vocalista da Banda de música gaúcha Garotos de Ouro, Airton Machado, de 62 anos, morreu em um acidente com o ônibus do grupo na madrugada desta segunda-feira, em Águas Mornas, município da Grande Florianópolis, em Santa Catarina. Segundo a Polícia Rodoviária Federal,  ele dirigia o veículo. O ônibus colidiu contra um barranco de pedras na saída de uma curva por volta da uma hora e quarenta da manhã. A mulher de Airton, de 32 anos, ficou ferida e foi encaminhada para atendimento.

O Tribunal de Contas da União suspendeu por 45 dias o auditor Alexandre Marques. Segundo o TCU, Marques produziu, sem base real, um relatório em que apontava uma suposta supernotificação de casos de covid-19 no País. O relatório chegou a ser mencionado pelo Presidente Jair Bolsonaro e reproduzido por apoiadores do atual mandatário nas redes sociais. Marques chegou a ser ouvido pela CPI da Covid. Na ocasião, admitiu ter produzido o relatório, mas alegou se tratar de um rascunho e que não sabia quem havia editado o documento.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: