No Meio-Dia: o afastamento do prefeito de Cachoeirinha e as principais notícias da manhã

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul deflagrou, nesta quinta-feira, a Operação Ousadia. São investigados supostos desvios de recursos públicos na Prefeitura de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre. O prefeito do município, Miki Breier, do PSB, o secretário da Fazenda e mais cinco servidores foram afastados dos cargos por decisão judicial. São investigados crimes de corrupção ativa e passiva, de responsabilidade, de desvio de verba pública, de dispensa indevida de licitação, de fraude em licitação, de lavagem de dinheiro e de organização criminosa na contratação de empresas para a realização de serviços de limpeza urbana.

Obras para ampliação da ponte sobre o Rio dos Sinos vão bloquear, a partir das 22h desta quinta-feira, o trânsito no sentido Novo Hamburgo – São Leopoldo da BR-116. O fluxo de veículos será alterado com a interdição total da pista no sentido Capital-interior, entre o km 246 e km 245 da rodovia, entre quinta e segunda-feira, dia 4. No sentido contrário, para quem segue em direção a Porto Alegre, o fluxo sofrerá interrupções alternadas, no sistema “pare e siga”.

O Governo do Estado anunciou para esta quinta-feira o pagamento da folha do mês de setembro para os servidores. Assim, o pagamento será feito pelo décimo primeiro mês consecutivo sem atrasos ou parcelamentos. Segundo o governo do Estado, também está confirmado para essa quinta o pagamento da 9ª parcela do 13º salário relativo ao ano de 2020.

A Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que cria o auxílio Gás Social. O objetivo é subsidiar o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. A matéria segue para análise do Senado. De acordo com o texto, o Poder Executivo fica autorizado a pagar o auxílio diretamente às famílias beneficiadas através de transferência de renda. A matéria prevê pagamento do benefício às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo ou que tenham entre os seus integrantes uma pessoa que receba benefício de prestação continuada, o BPC. Para tornar possível a medida, a fonte dos recursos será a parcela dos royalties e de participação especial, da exploração de petróleo e gás natural que cabe à União.

Uma área de instabilidade avança sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. O sol até aparece em algumas regiões, mas é a nebulosidade que predomina. Há risco de temporais, com queda de granizo e ventania de até 60 km/h, em todo o território gaúcho. As temperaturas máximas ficam um pouco mais altas do que nos últimos dias, com máximas de 25 graus em Canoas, e 24 em Santa Maria e Uruguaiana.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: