Museu Histórico Farroupilha inaugura coleção de peças da Guerra dos Farrapos

O Museu Histórico Farroupilha, localizado em Piratini, inaugurou a coleção TcheVoni, que resgata fragmentos históricos da Revolução Farroupilha

O Museu Histórico Farroupilha, localizado em Piratini, inaugurou a coleção TcheVoni, que resgata fragmentos históricos da Revolução Farroupilha (1835-1845).

O acervo foi doado pelo colecionador Volnir Júnior dos Santos, mais conhecido como TcheVoni. O evento foi celebrado neste sábado (11), data que celebra os 185 anos da proclamação da República Rio-Grandense.

Na ocasião, também ocorreu o descerramento do quadro Fuga de Anita Garibaldi a cavalo, de Dakir Parreiras (1894-1967), restaurado pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas), por meio de um acordo de cooperação técnico-científico firmado com a Secretaria da Cultura (Sedac) em 2019.

O acervo conta com quase mil peças, entre livros, espadas, balas de canhão, documentos, moedas e itens comemorativos do período farroupilha. O público poderá conferir de perto a coleção de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h; sábados e domingos, das 14h30 às 17h), mediante agendamento.

Em 2019, TcheVoni teve a ideia de levar o acervo para Piratini. Pelas redes sociais manifestou o interesse de transformar o Museu Farroupilha na casa definitiva da coleção.

Foi aí que Beatriz e Francieli iniciaram as tratativas com Volnir, um gaúcho aficionado pela saga farroupilha, que reside em Natal (RN).

“É um novo tempo em nossa instituição. É parte da República Rio-Grandense voltando para casa. O dia 11 de setembro ficará marcado em nossos corações como o início de uma nova era. E é possível dizer que passaremos a contar com a maior coleção da Revolução Farroupilha entre todas as instituições museológicas”, comemora Francieli.

O museu

Fundado em 1953, o Museu Histórico Farroupilha é considerado um pilar fundamental para construção da identidade gaúcha.

Seu acervo é um dos principais narradores do episódio divisor de águas da história do Estado, a Guerra dos Farrapos, e a formação da República Rio-Grandense. Configura-se em uma matriz para pesquisas de valor histórico e científico e em equipamento cultural e turístico de Piratini.

Contato:

Fone: (53) 3257 1481
E-mail: [email protected]