Morre Luis Gustavo, o Beto Rockefeller e tio Vavá de "Sai de Baixo", aos 87 anos

Ator morreu em decorrência de complicações por conta de um câncer no intestino.

Morreu neste domingo (19) o ator Luis Gustavo Blanco, aos 87 anos de idade. O eterno Beto Rockefeller morreu em decorrência de complicações por conta de um câncer no intestino.

Luis Gustavo era casado com Cris Botelho, pai de Luis Gustavo Vidal Blanco, fruto de seu relacionamento com Heloísa Vidal, e de Jéssica Vignolli Blanco, fruto de seu casamento com a falecida atriz Desireé Vignolli, avô de Marina Hoagland Blanco Buzzone, e tio de Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes, também atores.

“Descanse na luz e na paz! Obrigado por tudo, meu amado tio”, escreveu Gabus Mendes em uma publicação no Instagram, acompanhada de uma foto em preto e branco de Luiz Gustavo mais jovem.

Filho do diplomata, professor e escritor espanhol Luiz Amador Sanchez com a atriz Helena Blanco, Luis Gustavo, ou Tatá para amigos, nasceu em 1934 em Gotemburgo, cidade sueca onde seu pai foi cônsul da Espanha. Antes de completar cinco anos, com a transferência do pai para Brasil, ele se mudou para o Rio de Janeiro e logo para São Paulo, onde se naturalizou brasileiro.

Começou a carreira trabalhando – durante cinco anos – atrás das câmeras, sendo contrarregra, auxiliar de iluminação e cinegrafista. Mas a vontade de estrear na parte artística falou mais alto. Tornou-se assistente de direção de vários programas, entre eles o teleteatro TV de Vanguarda. Foi lá que, por acaso, fez a sua estreia como ator, na peça “Mas Não se Matam Cavalos”, de Horace McCoy. A partir dali, jamais abandonou a interpretação.

Em 1968, Luis Gustavo participou da criação de um marco da telenovela brasileira, a telenovela “Beto Rockfeller”, da TV Tupi. O ator também deu vida a outros personagens que caíram no gosto do público, como o costureiro Ariclenes Almeida/Victor Valentin em “Ti Ti Ti” (Globo, 1985), o músico cego Léo em “Te Contei?” (Globo, 1978) e o playboy Ricardo em “Anjo Mau” (Globo, 1976), todas escritas por Cassiano Gabus Mendes.

O personagem mais memorável do ator, no entanto, foi sem sombra de dúvidas o atrapalhado detetive particular Mário Fofoca em “Elas por Elas” também de Cassiano (1982). Depois, Luis Gustavo estrelaria com este mesmo personagem um seriado homônimo e o filme “As Aventuras de Mário Fofoca” (Empresa Cinematográfica Haway/Casablanca, 1983).

Durante vários anos, Luis Gustavo atuou ainda como Vanderlei Mathias, o Vavá, no humorístico dominical da “Sai de Baixo” (Globo, 1996-2002). Papel que reviveu em 2013, em uma temporada de quatro episódio gravados, originalmente, para o Canal Viva e no filme, lançado em 2019. Seus últimos trabalhos na Globo foram “Brasil a Bordo” e “Malhação: Vidas Brasileiras”, ambos exibidos em 2018.