INMET mantém alerta para chuvas intensas e tempestades no Rio Grande do Sul

Os avisos emitidos para o Rio Grande do Sul são válidos desde a tarde deste sábado (4) até o meio-dia de domingo (5).

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém o alerta para chuvas intensas e chance de ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul. O aviso é válido desde a tarde deste sábado (4) até o meio-dia de domingo (5).

Foram emitidos um aviso e um alerta para o Estado. O aviso é referente a chuvas intensas em quase todas as regiões gaúchas. Conforme o INMET, podem ocorrer pancadas com acumulados próximos a 50 milímetros. As instabilidades podem ser acompanhadas de ventos intensos.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As únicas áreas não contempladas pelo aviso são Campanha e Sul do Estado.

Já o alerta é referente ao perigo para temporais com chuvas de até 100 milímetros durante o dia. De acordo com o órgão, existe risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, raios e chuvas de granizo. A área sob o alerta é a Fronteira Oeste, Noroeste, Norte e Serra gaúcha.

Conforme a Climatempo, as áreas de instabilidade estão associadas à circulação de vento em níveis médios da atmosfera (propagação de um cavado meteorológico) e a intensificação de um sistema de baixa pressão.

Foto: Agora no Tempo / Agora RS