Grêmio vence o Ceará e ganha novo ânimo no Brasileiro

Tricolor fez 2 a 0 na equipe cearense, com ambos os gols marcados na primeira etapa. Diego Souza e Ferreira anotaram no marcado

O Grêmio venceu o Ceará na Arena na manhã deste domingo (12) pelo Campeonato Brasileiro e deu uma trégua na má fase em que vinha nas últimas rodadas da competição. O Tricolor fez 2 a 0 na equipe cearense, com ambos os gols marcados na primeira etapa. Diego Souza e Ferreira anotaram no marcador.

No reencontro com Tiago Nunes, hoje na casamata adversária, chamou mais atenção o aspecto coletivo do Grêmio, que teve uma das atuações mais consistentes sob o comando de Felipão. As duas semanas sem ir a campo serviram para Scolari promover diversas mudanças. Kannemann e os recém contratados Campaz, Villasanti e Borja, começaram no banco.

Mas, se é possível dar um nome para o jogo, foi Diego Souza, que marcou o primeiro gol e participou da jogada que terminou no gol de Ferreira. Além de ter uma participação ativa na partida.

Diego sofreu críticas nos últimos meses, não só por suas atuações, mas também por supostamente estar fora de forma. Hoje, o problema pareceu resolvido. O atacante de 36 anos, substituto do colombiano Borja, foi o Diego Souza de outros tempos melhores.

Primeiro tempo

A primeira metade do primeiro tempo não teve grandes chances de gol, mas o predomínio foi sempre do Grêmio. O Tricolor abafava a saída de bola do Ceará e quando recuperava a bola na defesa, tinha uma transição rápida. Faltava uma oportunidade mais clara.

O primeiro chute veio justamente aos 23 minutos, em chute de fora da área de Ferreira, outro nome importante da partida.

A etapa inicial se encaminhava para o fim, quando, aos 42, em um momento em que o Ceará se insinuava mais ao ataque, Alisson dominou uma bola pelo lado esquerdo e cruzou para Diego Souza cabecear para as redes de Richard.

O segundo gol veio na sequência. Em outro cruzamento. Vanderson cruzou da direita, a bola passa por Diego Souza, restando a dúvida se chegou a raspar na cabeça do centroavante, no meio da área, e cai para Ferreira dominar, trazer para o meio e chutar. A bola bate na trave e entra.

Segundo tempo

O segundo tempo foi mais morno. O Grêmio deu mais a bola para o Ceará e se ocupou mais em especular contra-ataques. A equipe do Ceará não apresentou reação, assim como o Grêmio não criou nenhuma grande chance.

Situação e próximos jogos

A pressão, contudo, continua. O Grêmio ainda tem bastante trabalho pela frente se quiser se livrar do incômodo Z-4. O Tricolor agora é 18º com 19 pontos, dois a menos que o América-MG, primeiro time da zona de rebaixamento. Mas vale lembrar que o Grêmio ainda tem duas partidas atrasadas no campeonato para jogar: contra o Atlético-MG e contra o Flamengo.

A próxima partida do Grêmio é contra o Flamengo, na quarta-feira (15), pelo jogo da volta das quartas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo o Grêmio perdeu por 4 a 0 para o Rubro-Negro em casa. Agora, o que tem sido pauta dos debates é se o Grêmio vai a campo.

Isso porque o Flamengo conseguiu uma liminar no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que permite a entrada de público em jogos em que os cariocas forem mandantes em competições organizadas pela CBF.

Como resposta, dezessete clubes da Série A do Campeonato Brasileiro entraram com uma ação para tentar derrubar a liminar. O argumento é que, no contexto de pandemia, não haveria igualdade nos enfrentamentos.

O Grêmio chegou a falar em não entrar em campo, mas a situação ainda é incerta.

Pelo Brasileirão, o próximo jogo do Grêmio é contra o próprio Flamengo, no próximo domingo (19), no Maracanã, às 20h30.

Escalações

  • Grêmio: Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha (Bruno Cortez); Lucas Silva, Thiago Santos e Alisson (Everton); Jhonata Robert (Villasanti), Diego Souza (Borja) e Ferreira (Léo Pereira); Técnico: Luiz Felipe Scolari
  • Ceará: Richard; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fernando Sobral (Marlon), Fabinho, Vina (Yony González) e Lima (Rick); Jael (Cléber) e Mendoza (Erick); Técnico: Tiago Nunes

Arbitragem

  • Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
  • Assistente: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
  • Assistente: Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
  • VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)