Governo do RS distribui vacinas contra covid-19 para iniciar dose de reforço em idosos

Segundo o governo do Estado, para esse público, serão distribuídas 45 mil doses de vacinas Pfizer.

Com a distribuição das doses de vacinas contra covid-19 que chegaram ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (9), os municípios poderão iniciar a dose de reforço em idosos moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos, que são maiores de 60 anos.

Segundo o governo do Estado, para esse público, serão distribuídas 45 mil doses de Pfizer. “Os idosos em lares foram o público escolhido para ser priorizado agora por ser o mais vulnerável às consequências da doença e por morarem em um local de mais fácil disseminação do vírus”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

A dose extra para idosos foi recomendada pelo Ministério da Saúde, para que ocorra na segunda quinzena de setembro.

Divisão

O Estado recebeu, nesta quinta, 101.200 doses de Coronavac e 59.670 de Pfizer. Conforme o governo do Estado, as Coronavac serão divididas entre primeira dose (D1) e segunda dose (D2), e as Pfizer, todas destinadas a D1.

As Pfizer restantes do quantitativo destinado aos idosos serão distribuídas com as Coronavac para os municípios que não alcançaram a meta da campanha e ainda têm população a ser vacinada com primeira dose.

A distribuição para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde está programada para sexta-feira (10), quando também serão entregues 38.960 doses de Coronavac e 61.992 doses de Pfizer para segunda dose (D2).