Fiscalização apreende 2,5 toneladas de alimentos impróprios para consumo em Candelária

Agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar fiscalizaram nesta quarta-feira (22) cinco estabelecimentos no município de Candelária.

Agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar fiscalizaram nesta quarta-feira (22) cinco estabelecimentos no município de Candelária: três mercados, um açougue e um abatedouro.

Segundo o Ministério Público, em torno de duas toneladas e meia de alimentos impróprios para o consumo foram apreendidas e inutilizadas durante a ação.

Os principais problemas encontrados nos locais vistoriados, conforme o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, foram produtos de origem animal armazenados de forma irregular e fora da temperatura adequada, produtos com prazos de validade vencidos ou sem prazos de validade, e sem identificação e procedência.

“No abatedouro, encontramos oito porcos abatidos de forma clandestina, além de outros quatro na câmara fria. Houve rompimento do lacre da fiscalização do Município de Candelária e esses oito foram abatidos sem a presença da fiscalização”, relatou.

Durante a operação, foi constatado, ainda, crime ambiental. Três pássaros silvestres sem licença do órgão ambiental competente foram apreendidos.

O Ministério Público não divulgou os nomes dos estabelecimentos comercias que foram fiscalizados na ação.