Feriado de Sete de Setembro será de chuvas e temporais no Rio Grande do Sul

O Sete de Setembro de 2021 será um dia de tempo muito instável no Rio Grande do Sul. Há risco de chuva moderada a forte sobre boa parte do Estado gaúcho e temporais, principalmente no Oeste.

Uma área de baixa pressão atmosférica que atua no interior do continente, na altura do Paraguai, aliado a um corredor de umidade, provocam chuvas no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (7). Os maiores acumulados são esperados para o Centro-Sul gaúcho, com risco para temporais.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para ocorrência de transtornos em razão das chuvas, principalmente nas cidades da Fronteira Oeste, Campanha, Centro e Sul do Estado. Conforme o órgão, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco neste feriado. Na faixa litorânea, os ventos ganham força e são esperadas rajadas de até 80km/h.

Em Bagé, na Campanha, a terça-feira será chuvosa. São previstos 80 milímetros de chuva para a cidade. Por causa da instabilidade, as temperaturas não mudam muito: mínima de 15°C e máxima de 18°C. A mesma situação deve ocorrer em Santa Maria, mas o volume de chuva será bem menor: apenas 20 milímetros. Mínima de 15°C e máxima de 17°C. Já na Capital, Porto Alegre, a previsão indica 50 milímetros de precipitação. Mínima de 17°C e máxima de 18°C.

Na quarta-feira (8), as chuvas persistem, ainda com destaque para volumes mais elevados no Sul do Estado. Os ventos seguem intensos em todo o Litoral gaúcho. A tendência é que a partir da quinta-feira, a chuva e os ventos comecem a perder força. As temperaturas entram em declínio com a mudança na direção dos ventos que devem passar a soprar do quadrante sul.