Bolsonaro ataca Alexandre de Moraes e diz que não cumprirá mais decisões do ministro do STF

Após fazer um discurso citando indiretamente os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, Jair Bolsonaro (sem partido) atacou Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso nominalmente em um palanque montado na Avenida Paulista, em São Paulo, na tarde desta terça-feira (7).

Dizendo que a “paciência do povo acabou”, o mandatário atacou Moraes citando os inquéritos que foram abertos por ordem do ministro, como o do esquema de divulgação de notícias falsas e a desmonetização de páginas que divulgam fake news, e disse que não vai mais respeitar as ordens judiciais dele.

Já para Barroso, que é presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ele voltou a citar que o sistema eleitoral “não é seguro” e defendeu o voto impresso. A pauta já foi derrubada pelo Congresso é um dos recursos mais usados por seu governo para lançar dúvidas sobre a democracia.

“Queremos eleições limpas, democráticas e auditáveis. Não posso participar de uma farsa patrocinada pelo presidente do STF”, disse ainda afirmando que “não é uma pessoa” que vai garantir que o sistema seguro.

Bolsonaro, além dos inquéritos das fake news, também foi intimado pela Justiça a apresentar provas das fraudes que ele afirma ter. No entanto, tanto na defesa como em suas lives, confirmou que não tem provas sobre o que acusa.

O mandatário ainda voltou a repetir a frase de que “morreria pela pátria” e que “só Deus me tira de lá”, da posição de presidente. “Ou saio de lá morto ou preso. Mas, vou dizer aos canalhas que nunca serei preso. A minha vida pertence a Deus”, pontuou.

A afirmação é mais uma declaração que afronta o sistema eleitoral e demonstra que ele não vai reconhecer uma derrota nas urnas.

O discurso foi mais pesado que o feito pela manhã, em que ele não citou os nomes dos ministros, citando-os indiretamente. Em Brasília, Bolsonaro ainda afirmou que o presidente do STF, Luiz Fux, deveria “enquadrar” Moraes e Barroso.

A presença de apoiadores de Bolsonaro na Avenida Paulista foi maciça, lotando toda a área.