Domingo movimentado na Orla do Guaíba resulta em confusão e lixo espalhado

A Guarda Municipal e a Brigada Militar dispersou uma aglomeração com cerca de 600 pessoas. E a Orla amanheceu, nesta segunda-feira (27), cheia de lixo.

O domingo foi de intenso movimento na Orla do Guaíba, em Porto Alegre. Milhares de pessoas foram até o local aproveitar a tarde de sol e calor no último fim de semana de setembro. Mas nem tudo foi agradável como o descanso à beira da água. A Guarda Municipal e a Brigada Militar dispersaram uma aglomeração com cerca de 600 pessoas. E a Orla amanheceu, nesta segunda-feira (27), cheia de lixo.

Conforme a Brigada Militar, a ação na Orla ocorreu por volta das 22h, quando o fluxo de famílias e crianças ficou menor no local. Os policiais foram informados que uma pessoa que estaria numa aglomeração estaria armada. Os PMs foram até o local para averiguar a situação e dispersar o público, diante das regras de distanciamento controlado. A Guarda Municipal também foi acionada para atender a ocorrência.

Quando os brigadianos e guardas começaram a dispersar jovens que estavam no local, houve um princípio de tumulto. O grupo começou a hostilizar os policiais e agentes, que reforçaram a ordem para dispersão. Uma mulher e o filho dela, menor de idade, foram detidos na ação. Uma viatura da Brigada Militar foi alvo de depredação e teve o vidro traseiro quebrado.

Na manhã desta segunda-feira (27) foi o lixo que chamou a atenção. O problema está sendo recorrente. Toda semana em que há grande movimento na Orla, há registro de centenas de quilos de materiais descartados irregularmente: desde copos plásticos, sacolas, até garrafas de cerveja e de vodca. A Prefeitura de Porto Alegre enviou equipes para Orla Moacyr Scliar na manhã de hoje para ajudar na limpeza do local