Borja marca, Grêmio vence o Flamengo no Maracanã e fica mais perto de deixar o Z-4

E teve quebra de jejum. O Tricolor gaúcho, que não vencia o Rubro-Negro há 10 jogos. Agora um ponto separa o Grêmio de deixar de vez o Z-4

Após a eliminação no meio de semana para o Flamengo na Copa do Brasil, o Grêmio voltou ao Maracanã na noite deste domingo para enfrentar o mesmo adversário, dessa vez pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. E teve quebra de jejum. O Tricolor gaúcho, que não derrotava o Rubro-Negro há 10 jogos, venceu por 1 a 0, gol de Borja, ainda na primeira etapa.

O jogo não foi brilhante, mas o Grêmio, com a devida entrega que o jogo demanda, fez valer o tamanho de um clássico entre equipes tão grandes. A dinâmica esteve desenhada desde o início. Cabia ao Flamengo reter mais a bola e procurar o espaço. Mas o Rubro-Negro em nenhum momento encontrou seu caminho, ao ponto de que não houve na partida uma grande defesa sequer dos arqueiros gremistas que estiveram em campo: primeiro Chapecó, que saiu machucado após um choque com Ruan, depois Brenno.

O gol do Grêmio saiu aos 47 do primeiro tempo. Ferreira cruzou do lado esquerdo e encontrou Borja, que cabeceou longe do alcance de Diego Alves. A vantagem tricolor refletiu um período em que o Grêmio equilibrou as ações, ainda que tivesse menos a bola. O Grêmio supria com dedicação na marcação a vantagem técnica dos cariocas.

No segundo tempo, a situação se acentuou, com o Flamengo se aproximando dos 70% de posse de bola. Mesmo assim, o Urubu pouco fez e, no total, o número de finalizações das duas equipes foi praticamente o mesmo ao longo da etapa final.

Nos minutos finais, quando já se passava dos 50 minutos em função das substituições e outras interrupções, o Grêmio teve a chance de ampliar o marcador com um pênalti. Após ser chamado pelo VAR, o árbitro Marielson Alves da Silva viu toque de mão de Léo Pereira, do Flamengo, dentro da área. Borja bateu mas parou em Diego Alves.

Ainda houve alguns minutos de tensão, mas o Flamengo continuou esbarrando na forte defesa Tricolor.

Situação e próximo jogo

Agora um ponto separa o Grêmio de deixar de vez o Z-4. O tricolor tem 22 pontos e é 17º colocado na tabela de classificação, contra 23 do Juventude, primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Porém, o Grêmio ainda tem dois jogos a menos que o time de Caxias do Sul.

O próximo jogo do Grêmio pelo Brasileiro é domingo que vem (26), às 18h15, contra o Athletico, em Curitiba-PR.

Escalações

 

Flamengo

Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Léo Pereira e Renê; Willian Arão, Andreas Pereira (Thiago Maia), Everton Ribeiro (Bruno Henrique), Vitinho (Pedro) e Michael (Kenedy); Gabriel
Técnico: Renato Gaúcho

Grêmio

Gabriel Chapecó (Brenno); Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha (Bruno Cortez); Thiago Santos, Villasanti e Lucas Silva (Mateus Sarará); Alisson (Diogo Barbosa), Borja e Ferreira (Léo Pereira)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Arbitragem

Árbitro: Marielson Alves da Silva (BA)
Assistente: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA)
Assistente: Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
VAR: Bráulio da Silva Machado (Santa Catarina)